Zhuo estreia no mercado com foco em gestão, inovação e estratégia de marca

Publicado em em Zhuo.

Onde uma organização deseja estar em um futuro próximo? A resposta é o ponto de partida da atuação da nova Zhuo, consultoria com foco em gestão, inovação e estratégia de marca (branding). Apoiada em metodologias exclusivas alinhadas à realidade brasileira, a Zhuo leva às empresas uma cultura baseada na inovação e faz com que entreguem a seus clientes aquilo que efetivamente prometem. Certa de que as organizações, como todo o ser vivo, resistem às mudanças, a Zhuo ajuda as empresas a implementar novos processos sob a ótica de uma cultura inovadora.

Com investimentos iniciais de R$ 2 milhões e faturamento previsto de R$ 6 milhões em 2010, a Zhuo traz, na bagagem, a experiência acumulada em cases de sucesso na Giacometti Propaganda, na divisão de Arquitetura de Negócio®, que passou por forte expansão e deu origem ao spin off que criou a nova Zhuo.

São Paulo, 18 de outubro de 2010 – Com foco na inovação a partir da gestão, a Zhuo chega ao mercado para construir novos cases de sucesso a partir da experiência consolidada em sua origem como divisão da Giacometti Propaganda. Com três pilares de atuação intrinsecamente relacionados – gestão, inovação e estratégia de marca (branding) – a consultoria Zhuo prepara as organizações para o que desejam ser em um futuro próximo, por meio do desenvolvimento de uma cultura baseada na inovação. A partir de estudos profundos do ambiente interno e externo das organizações, a Zhuo desenha estratégias e ações que ajudam as empresas a entregar a seus clientes aquilo que efetivamente prometem. Com metodologias alinhadas à realidade brasileira e ao perfil dos líderes empresariais, a equipe multidisciplinar da Zhuo trabalha como facilitadora para organizações que procuram a constante construção de valor para as marcas.

“A Zhuo foi um spin off, surgiu em razão da forte expansão dessa área, que vai além do escopo da propaganda e que na Giacometti estava abrigada na divisão de Branding e Arquitetura de Negócio®. Nossa equipe tem como ponto de partida a empresa como um todo, examinando profundamente gestão, produção, marketing, vendas, tecnologia da informação, recursos humanos, produto, mercado, consumidor, tudo enfim que envolve uma empresa”, afirma Dennis Giacometti, presidente da Zhuo. A partir desse olhar abrangente, a Zhuo capta a essência da empresa para oferecer ações e práticas permeadas pela inovação que conduzem a mudanças por meio da implementação de novos processos. “Sempre sob a ótica de uma cultura inovadora, atenta para a construção da marca, em direção a um futuro próximo definido e conhecido”, destaca Giacometti.

A expansão dessa área de atuação e a iniciativa de criar a nova empresa – que terá investimentos iniciais de R$ 2 milhões e previsão de faturamento de R$ 6 milhões em 2010 – decorre do próprio cenário atual de mercado, representado pela queda nos preços dos produtos em um universo de competitividade exacerbada. Nesse contexto, a tendência das empresas é de limitar as mudanças à preocupação com a redução de custos. A Zhuo atua para reverter essa tendência e trazer para o primeiro plano a questão vital para o sucesso das empresas no mercado: desenvolver produtividade com eficiência e eficácia para ter resultados em vendas. “As mudanças precisam estar voltadas para a formação de valor, de modo que o crescimento seja realizado em estrutura sólida. Ou seja, é necessário investir na organização, para obter mais eficácia, atingir boas vendas e buscar a constante construção de valor para a marca”, afirma Giacometti. A Zhuo parte da premissa de que a marca é um patrimônio estratégico e financeiro da organização e que a sua administração e construção exige uma abordagem também estratégica e especializada.

O trabalho da consultoria Zhuo tem como ponto de partida uma questão básica: onde a empresa deseja estar em um futuro próximo? Ou qual é o “sonho” a ser alcançado? A resposta é o estopim para o desenvolvimento de profundos estudos do ambiente interno e de mercado das organizações e para o desenho de estratégias e ações que conduzam as empresas ao melhor caminho para chegar lá. A essa se seguem outras perguntas. Como se movimenta o mercado no qual a empresa atua? Como se movimenta o consumidor? Como se movimenta a empresa, esse organismo vivo em meio a essa complexidade? Como se autodiagnostica? Qual a essência da personalidade da marca? O que essa marca deseja ser em um futuro próximo? Como pessoas e processos se movimentam na organização – ou não se movimentam – nessa direção? O que é preciso mudar, inovar, para conseguir entregar o que o público-alvo estratégico espera? Como garantir essa entrega e conquistar a fidelização, construindo valor para a marca?

Para responder a essas questões e facilitar a implantação da cultura da inovação, a Zhuo recorre a metodologias e ferramentas exclusivas, adotadas em cases de sucesso construídos na Giacometti. O trabalho é iniciado com o QG de Soluções®, ferramenta que tem por objetivo fazer as coisas efetivamente acontecerem, do ponto de vista da gestão. Grupos multidisciplinares trabalham os principais pontos de estrangulamento da organização, previamente encontrados em diagnósticos. Para o passo seguinte, entra em ação a Sala do Cliente®, cujo principal objetivo é o de auxiliar na implantação de uma cultura empresarial voltada para a inovação. Realizada por meio do contato pessoal da empresa com seus públicos estratégicos, é com esta ferramenta que são testadas novas ideias nas áreas de Gestão, Marketing, Comunicação e Vendas. O trabalho avança para a Sala de Criação de Diferenciais Competitivos®, que permite que a organização tenha maior agilidade na implantação de ideias inovadoras. Participam dessa dinâmica colaboradores apontados pela liderança como talentos para a criação de diferenciais competitivos. Finalmente a Sala da Qualidade por meio das Pessoas®. Considerando que é por intermédio das pessoas que mudanças acontecem, o desenvolvimento dos trabalhos ajuda a organização a harmonizar as relações entre as pessoas, seu principal ativo. A qualidade dos relacionamentos proporciona qualidade de vida e, consequentemente, melhoria dos processos que entregam valor de marca.

Essas metodologias próprias, aplicadas por meio de ferramentas exclusivas para implementar a cultura da inovação em empresas, surgiram com a criação da Giacometti, em 1995, e agora, em contínuo desenvolvimento e baseadas em conceitos inovadores, constituem o DNA da Zhuo. Foram aplicadas em clientes como Asea Brown Boveri, Amil, Brudden (Grupo Jacto), Le Postiche, STP, TRW / Varga, Vila Romana, Zogbi, Marisa; e estão em desenvolvimento hoje em clientes como Caedu, Ipanema Coffees e STIHL.

A Zhuo se apresenta como consultoria, mas deixa claro que se diferencia em vários pontos de uma consultoria tradicional. Além de o desenvolvimento do trabalho ser realizado em um ambiente informal e criativo, toda a prática é baseada em evidências, com investigações, análises e pesquisas que produzem conhecimento para a tomada de decisão. Com a barriga literalmente no balcão, a equipe formada por profissionais seniores multidisciplinares fica sempre na linha de frente e atua com muito comprometimento e disposição para, junto com as empresas, implementar as ações. “Construir valor para uma marca está intrinsecamente associado a estar próximo do cliente, a ter um novo olhar sobre a gestão, a inovar. Tudo com muita prática, transpiração e conquista de resultados, entre eles o impacto positivo sobre a marca”, afirma Giacometti. A Zhuo acredita que só há desenvolvimento de marca e fidelização dos clientes se os processos internos estiverem organicamente estruturados para que a empresa possa entregar o que promete.

O nome Zhuo tem origem em uma palavra chinesa que significa crescimento saudável de uma planta, criança ou país. Apesar de coadjuvantes, as folhas são fundamentais para o desenvolvimento de flores e frutas. Assim como as folhas, a Zhuo se propõe a ser coadjuvante do crescimento saudável das empresas.

EQUIPE DA ZHUO

Presidida por Dennis Giacometti, a Zhuo tem como sócios José Carlos Kanner, Marcelo Magalhães e Ricardo Rodrigues, e conta com uma rede de profissionais especializados que formam uma equipe multidisciplinar altamente gabaritada, com uma maneira de olhar integrada.

Dennis Giacometti é presidente da Zhuo. Arquiteto com mais de 30 anos de atuação no mercado publicitário e experiência na área de planejamento de Comunicação e Marketing, desenvolveu métodos para uma abordagem estratégica em Gestão, Inovação e Estratégia de Marca.

José Carlos Kanner é diretor da Zhuo e lidera a área de novos negócios. Cursou Administração de Empresas na Mackenzie e se especializou em Harvard. Foi vice-presidente executivo da Lojas Riachuelo, máster franqueado da Pizza Hut e diretor executivo da Net e da Globo.com. Em paralelo às atividades empresariais, atua em projetos sociais em Paraisópolis, em São Paulo.

Marcelo Magalhães é diretor da Zhuo. Foi presidente do ILAT (Instituto de Logística e Aprendizado do Transporte), diretor da Sociedade Amigos do Museu da Casa Brasileira e diretor da Fundação Bienal de São Paulo. Como sócio da Comunicação MM, atendeu Citibank, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Gradiente, O Estado de S. Paulo, TV Globo (afiliadas), Ministério da Saúde, Ministério da Educação; e os governos dos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão. Foi diretor da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Ricardo Rodrigues é diretor de branding da Zhuo. Mestre em Integrated Marketing Communications pela Northwestern University (Chicago, IL), ministrou aulas para os alunos de pós-graduação da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), do MBA em Branding da Faculdade Rio Branco, na Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e na FIA (Fundação Instituto de Administração da USP). Atendeu clientes como O Estado de S. Paulo, Natura, AGF, Lojas Marisa, Alpargatas e Rio Bravo Investimentos.

________________

Mais informações:

www.zhuo.com.br

Printec Comunicação

www.printeccomunicacao.com.br

Eleni Rocha eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Tel: (11) 5182-1806