O principal problema na oficina quando o assunto é transmissão

Publicado em em WABCO.

Não é possível trocar a marcha do caminhão? A WABCO ajuda a pensar o que causou o problema

Osmar Lopes  (5)byMicheleMifano

São Paulo, 26 de abril de 2018 – O motorista chega na oficina e diz que não consegue mudar a marcha do caminhão. O mecânico vai precisar descobrir o que causou o problema. A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, explica que, muitas das vezes, uma troca inadequada ou a utilização de um filtro secador de ar incorreto pode causar danos e a inoperância do sistema de transmissão manual automatizada (Automated Manual Transmission – AMT).

“O correto é a utilização de um filtro secador de ar coalescente, que possui características técnicas para a retenção das partículas de óleo e água que contaminam e danificam não só os componentes do sistema AMT, mas também demais partes do sistema pneumático”, explica Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO e responsável pela WABCO Academy América do Sul.

Quando o veículo apresenta o problema, uma avaliação mais detalhada do sistema AMT é necessária, verificando se outros componentes como vedações de borracha, sensor de pressão, sensores de posição ou componentes elétricos não foram impactados pela contaminação. Além disso, o filtro secador precisa ser substituído e instalado um filtro correto. A WABCO recomenda sempre peças originais, das mesmas marcas que as utilizadas pela montadora quando o veículo saiu da fábrica. Com itens originais, o reparador sabe que o serviço contou com produtos de igual padrão de qualidade da peça que a montadora aplicou no veículo. Após a reparação é fundamental realizar os testes e fazer a calibração da caixa no veículo. A caixa de câmbio ou caixa de marchas tem a função de multiplicar a força ou a velocidade do motor que são transmitidas para as rodas.

A WABCO desenvolve soluções customizadas de automatização de transmissão manual que transformam efetivamente uma determinada caixa de câmbio em uma transmissão automatizada. A AMT WABCO é líder de mercado. O controle automatizado minimiza a fadiga do motorista por evitar o movimento repetitivo de mudança de marcha. Também reduz o desgaste da embreagem, já que a mudança de marcha é feita automaticamente e no momento correto. Isto representa uma redução nas despesas com combustível e nos custos de manutenção do veículo.

A WABCO Academy, centro de excelência em treinamento técnico, programou para este ano uma série de cursos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controle eletrônico de freio e de transmissão para veículos comerciais. Reestruturado, o programa conta com novos cursos para aprofundar a abordagem de diferentes produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. “A filosofia da WABCO Academy é compartilhar conhecimento prático e informações obtidas ao longo de anos de experiência”, diz Lopes. Um dos cursos oferecidos é sobre o sistema de caixa automatizada com nomenclatura AMT. Para mais informações, telefone para 0800 707 0885 e acompanhe o Facebook WABCO Brasil (https://pt-br.facebook.com/wabcobrasiloficial).

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

Consulte o endereço do Service Partner mais próximo pelo telefone para 19 2117 5832.

Sugestão de legenda:

Osmar Lopes, coordenador de assistência técnica e treinamento da WABCO América do Sul e responsável pela WABCO Academy

WABCO Academy

A WABCO Academy tem o objetivo de manter veículos comerciais operando com o desempenho de segurança máxima ao longo de toda a vida útil. Atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva (oficinas especializadas, distribuidores, frotistas, concessionários e fabricantes de veículos), com treinamentos que reúnem conhecimentos e habilidades para manter os veículos econômicos e seguros na estrada. Ensina a utilizar softwares, hardwares e equipamentos necessários para realizar trabalhos de diagnóstico em sistemas WABCO. Como um centro de excelência, a WABCO Academy dedica-se a dar suporte a diversas áreas de tecnologia para a base global de clientes. Os programas de treinamento são oferecidos em vários idiomas e ministrados em um dos 18 centros de treinamento ao redor do mundo ou em instalações de clientes. Visite o site myWABCO para verificar os cursos disponíveis.

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é uma empresa global líder no fornecimento de tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira em tecnologias e inovações revolucionárias que permitem à indústria de veículos comerciais avançar para o futuro rumo à condução autônoma. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo utilizam as diferenciadas tecnologias da WABCO, incluindo sistemas avançados de assistência ao motorista, freio, direção e controle de estabilidade. Movida por sua visão de condução livre de acidentes e soluções de transporte mais ecológicas, a WABCO também está na vanguarda de sistemas avançados de gerenciamento de frotas que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2017, com estrutura em 40 países e cerca de 15 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de US$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.wabco-auto.com.

 

Assessoria de imprensa

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761

eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br