Sorriso do Bem 2017, da Turma do Bem, reconhece o Melhor Dentista do Mundo

FabioBibancoseLeonardoCosta_MelhorDentistadoMundo2017Cerimônia de premiação realizada ontem, 16 de novembro, em Poços de Caldas (MG), durante o evento Sorriso do Bem 2017, da Turma do Bem, revelou o nome do Melhor Dentista do Mundo, voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia em seu município ou região. O dentista eleito por júri interno e externo é Leonardo Costa, de Salvador (BA), recordista na captação de recursos para a Turma do Bem, rede que reúne 17 mil dentistas voluntários em 14 países.

São Paulo, 17 de novembro de 2017 – Foram quatro dias de muita vivência técnica e humana, entre 14 e 17 de novembro, em Poços de Caldas (MG). Com o lema Cuidar, Sorrir, Amar, o Sorriso do Bem 2017, da Turma do Bem (TdB) – rede de 17 mil dentistas voluntários em 14 países – reuniu cerca de mil participantes entre palestrantes, especialistas, artistas e personalidades, todos engajados na defesa do sonho de milhões de brasileiros de ter acesso a dentistas. O evento provou, na prática, a frase do filósofo grego Plutarco, estampada na recepção aos participantes: “É preciso viver, não apenas existir”. A TdB já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, 750 mulheres vítimas de violência e mais de 300 jovens que participam de capacitação profissional.

A cerimônia de premiação realizada ontem, 16 de novembro, revelou o nome do Melhor Dentista do Mundo, voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia em seu município ou região. A seleção do Melhor Dentista do Mundo levou em conta a atuação dos dentistas voluntários incluindo a realização de triagens para a seleção de pacientes com problemas bucais, cadastramento de novos dentistas voluntários, promoção de políticas públicas que auxiliam na promoção da saúde bucal e captação de recursos para a sustentabilidade do projeto.

E o “Oscar” foi para o dentista voluntário Leonardo Costa, de Salvador (BA), recordista na captação de recursos para a Turma do Bem. Eleito por júri interno e externo, Costa não só foi responsável pela conquista da maior captação de recursos para a Turma do Bem, como cadastrou 20 novos dentistas voluntários, duas clínicas de radiologia e orientou um estudante para o Estudante do Bem. Durante a premiação, Costa afirmou que “toda a rede TdB deve ser considerada Melhor Dentista do Mundo. Tudo o que fazemos é com base no maior amor possível, para devolver mais sorrisos a quem precisa. Se você faz diferença para uma pessoa, você já é o Melhor Dentista do Mundo. Queremos que essa semente se multiplique, para que todos possam sorrir mais”.

Pabllo Vittar 2A cerimônia de premiação, realizada no Casino do Palace Hotel, contou com a participação dos artistas Ângela Dip, João Vitti, Cassio Scapin, Thiago Adorno, Talita Castro, Rodrigo Lopez, Paula Cohen e Milhem Cortaz, e com show da banda de Mark Lambert. Para encerrar com chave de ouro, o show do cantor e compositor Pabllo Vittar, que encantou a todos.

Para a eleição do Melhor Dentista do Mundo, a Turma do Bem fez uma pré-seleção de 40 dentistas voluntários, os chamados Embaixadores. Durante a premiação, foram anunciados os dez dentistas voluntários, depois os cinco e finalmente o Melhor Dentista do Mundo. Os cinco finalistas foram: Meire Almeida (Ilhéus, BA), 5o lugar; Garbes Grespan (Itu, SP), 4o lugar; Daiz Nunes (Macapá, AP), 3o lugar; Beatriz Collins (Nanchital, México), 2o lugar; e Leonardo Costa (Salvador, BA), 1o lugar – Melhor Dentista do Mundo. A premiação selecionou também o Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda. O estudante vencedor foi Bruno José Linhares, de Natal (RN).

Um dos pontos altos da cerimônia foi a festa de debutante das meninas do Projeto 15, criado por Fábio Bibancos – fundador e presidente-voluntário da Turma do Bem – para celebrar, de forma diferente, os 15 anos da maior rede de voluntários profissionais do mundo. O Projeto 15 conta com garotas de 12 anos a 17 anos que além do tratamento odontológico ganharam uma madrinha, selecionada em coletivos feministas da FGV e Mackenzie, que tem a missão de construir uma relação de amizade e troca com as beneficiárias. Meninas ajudando meninas a quebrar um ciclo de desigualdade de oportunidades a partir da troca de experiências, conhecimento e apoio. O Sorriso do Bem contou também com uma exposição de fotos das meninas. Imagens que mostram nos sorrisos e no olhar a mudança proporcionada pelo encontro.

Rodrigo Lopez, ator e pesquisador, ministrou o curso cujo tema inspirou todo o evento: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga. O médico e cientista Beny Schmidt, diretor e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, abordou o mito da Fênix em sua palestra intitulada Qualidade de vida e o mito da Fênix de renascer das cinzas. O encontro teve ainda palestras do escritor amazonense Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, que lançou o romance A Noite da Espera; da jogadora Magic Paula; de Luciana Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos; de Robinson Shiba, profissional dentista que criou a rede de fast-food China in Box; do escritor Marco Aurélio de Moura, sobre a intolerância na internet; e da consultora Gleice Oliveira, sobre técnicas Disney para encantamento, palestra que fez parte do Ciclo Odontológico.

Para Fábio Bibancos, a Turma do Bem está crescendo, mas as demandas da sociedade brasileira relacionadas à saúde bucal são imensas. “Apesar da crise enfrentada pelo país, nossos patrocinadores mantiveram o apoio, o que nos deixa muito felizes. Mas a cada ano buscamos novas formas, novas frentes de recursos, para garantir a nossa sustentabilidade. Uma delas, foi o lançamento, durante o evento, da plataforma Ismyli, que trará à rede de dentistas da Turma do Bem conhecimento compartilhado, eventos, produtos exclusivos e outros benefícios”, destaca Bibancos.

________________

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos, com o projeto Dentista do Bem; e mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do Apolônias do Bem. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. Em 15 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 750 mulheres. A proposta da Turma do Bem é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se que o retorno para sociedade com os tratamentos aproxime-se hoje de R$ 1 bilhão.  A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation; tornou-se fellow da Ashoka; foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.

Foto: Fábio Bibancos e Leonardo Costa (eleito Melhor Dentista do Mundo 2017)

____________________________________

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4970

Turma do Bem

Hilário Rocha hilario@tdb.org.br

Fone: (11) 5084-7276