Turma do Bem reúne voluntários de vários países para a cerimônia de premiação Melhor Dentista do Mundo

logo-tdbMaior rede de voluntários especializados do mundo, com 17 mil dentistas em 14 países, a Turma do Bem promove o Sorriso do Bem 2017 entre 14 e 17 de novembro, em Poços de Caldas (MG), com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre dentistas, empresários, palestrantes e personalidades, todos unidos pela mesma causa.

 O ponto alto do encontro será a premiação Melhor Dentista do Mundo, no dia 16 de novembro, às 22h, que reconhecerá o voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia. O encontro vai além da missão de promover a inclusão social por meio da saúde bucal; tem o objetivo de inspirar as pessoas a assumir posições transformadoras em relação à saúde.

 São Paulo, 13 de novembro de 2017 – Com uma rede de 17 mil dentistas voluntários em 14 países, a Turma do Bem (TdB) celebra 15 anos de atuação oferecendo atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda com graves problemas bucais. O atendimento já beneficiou mais de 70 mil jovens entre 11 e 18 anos no Brasil e 750 mulheres vítimas de violência, além de 300 jovens que participam de capacitação profissional. Para unir ainda mais essa rede, buscar inspiração e avançar na missão de promover a inclusão social por meio da saúde bucal, a maior rede de voluntários especializados do mundo realiza entre 14 e 17 de novembro a 12a edição do Sorriso do Bem, evento que reúne em Poços de Caldas (MG), cerca de 1.000 pessoas em palestras técnicas e motivacionais, exibição de filmes, festas, exposições e shows. O ponto alto do encontro, que tem como lema Cuidar, Amar, Sorrir, será a cerimônia de premiação Melhor Dentista do Mundo, que reconhecerá o voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia.

A cerimônia de premiação será no dia 16 de novembro e contará com show do cantor Pabllo Vittar e de Mark Lambert. Participam também da cerimônia personalidades como Ângela Dip, João Vitti, Milhem Cortaz, Cassio Scapin, Lu Grimaldi, Thiago Adorno, Talita Castro, Rodrigo Lopez e Paula Cohen, todos engajados na causa. O Melhor Dentista do Mundo é eleito por um júri externo a partir de uma seleção inicial de 40 dentistas voluntários, chamados Embaixadores da Turma do Bem. Participam dentistas voluntários do Brasil, América Latina e de Portugal. Durante o evento Sorriso do Bem serão anunciados os 15 finalistas, depois os 10 e na sequência os 5, para então ser revelado o Melhor Dentista do Mundo.

O desafio é imenso: 40 milhões de pessoas hoje no Brasil não vão ao dentista por problemas financeiros; e 16 milhões perderam os dentes. “Nosso propósito é reconhecer esses profissionais que tanto se dedicam aos jovens e crianças, e que fazem a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, divulgando o projeto e aumentando o número de parcerias e de voluntários”, afirma Fábio Bibancos, presidente voluntário da TdB. A premiação reconhece também o Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda.

O Sorriso do Bem quer ir além de ampliar o impacto social na vida dos beneficiários em defesa do sonho de milhões de brasileiros de ter acesso a dentistas. “Queremos engajar as pessoas a assumirem posições transformadoras em relação à saúde. Buscamos inspiração na Grécia antiga, onde a cura era algo intrínseco à cultura e com o passar do tempo perdemos essa referência”, diz Bibancos. “Queremos que não só os dentistas, mas a sociedade de um modo geral possa debater o tema de forma inovadora, ampliando as possibilidades de inclusão, saúde e bem-estar das pessoas de baixa renda. A Turma do Bem, desde o seu início, vê os seus beneficiários como um todo e pensa na saúde como aumento da autoestima, socialização, empregabilidade e felicidade. Por isso o lema Cuidar, Amar, Sorrir e a importância do cuidar de si para cuidar dos outros”, destaca Bibancos.

As palestras de Rodrigo Lopez terão esse fio condutor – falam da iluminação pessoal, de como encaminhar o pensamento e chegar a uma cura diária. A cura não está apenas relacionada à medicina mas a características da pessoa como um todo. É um chamado também para o questionamento de verdades absolutas e da intolerância hoje tão comuns nas redes sociais. Lopez propõe um mergulho na antiguidade grega como antídoto, considerando que a Grécia é uma possibilidade de se abrir para o conhecimento e de reverenciar sentimentos profundos.

A própria escolha de Poços de Caldas, cidade histórica, foi estratégica, já que o município remete ao espírito de cura da Grécia antiga, integrando opções de lazer e diversão com o poder curativo de suas águas sulfurosas. Um cenário perfeito para o resgate da sabedoria dos helenos, que consideravam os banhos uma prática de prazer, saúde e espiritualidade.

Especialistas, escritores, diretores, artistas e personalidades compõem a programação especial do Sorriso do Bem 2017, entre 14 e 17de novembro:  

  • Magic Paula, jogadora: O que o esporte me ensinou (14/11, às 17h).
  • Rodrigo Lopez, ator e pesquisador, ministra o curso cujo tema permeia e inspira todo o evento: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga (primeira aula –  14/11, às 18h).
  • Cacau Rhoden, diretor: apresentação do documentário Nunca me Sonharam e fórum (15/11, às 10h)
  • Rodrigo Lopez: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga (segunda aula –   15/11, às 13h).
  • Beny Schmidt, médico e cientista, diretor e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina: palestra Saúde, Qualidade de Vida e o mito da Fênix (15/11, às 15h)
  • Milton Hatoum, escritor, vencedor do Prêmio Jabuti 2009: lançamento e palestra sobre o novo romance A Noite da Espera (16/11, às 11h)
  • Rodrigo Lopez: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga (terceira aula, 16/11, às 13h).
  • Paula Cohen: espetáculo teatral Carne de Mulher (16/11, 15h)
  • Robinson Shiba, dentista e empresário, criador da China in Box: palestra Acredite em Você (16/11, 16h)
  • Luciana Chinaglia Quintão, economista com formação antroposófica, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos: palestra e apresentação do documentário Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente (16/11, 17h)
  • Estevão Ciavatta, diretor: palestra e apresentação do documentário Fonte da Juventude (16/11, 17h)
  • Marco Aurélio de Moura, escritor: palestra Haters da Net (17/11, 10h)
  • Rodrigo Lopez: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga (palestra final, 17/11, às 11h).
  • Ciclo odontológico: com várias palestras técnicas, será realizado durante os dias 15/11, 16/11 e 17/11.
  • Cerimônia de Premiação Sorriso do Bem 2017: dia 16/11, às 22h, com show de Pabllo Vittar e Mark Lambert, e participação de Ângela Dip, João Vitti, Milhem Cortaz, Cassio Scapin, Lu Grimaldi, Thiago Adorno, Talita Castro, Rodrigo Lopez e Paula Cohen.

______

Serviço:

Sorriso do Bem 2017

14 a 17 de Novembro de 2017

Palace Hotel

Poços de Caldas / MG

________________

Sobre a Turma do Bem

FabioBibancos_1

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos, com o projeto Dentista do Bem; e mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do Apolônias do Bem. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. Em 15 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 750 mulheres. A proposta da Turma do Bem é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se que o retorno para sociedade com os tratamentos aproxime-se hoje de R$ 1 bilhão.  A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation; tornou-se fellow da Ashoka; foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.

Foto: Fábio Bibancos, presidente-voluntário da Turma do Bem

____________________________________

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4970

 

Turma do Bem

Hilário Rocha hilario@tdb.org.br

Fone: (11) 5084-7276