ONG Banco de Alimentos promove debate sobre estilos de vida e alimentação

Publicado em em Banco de Alimentos.

0925-campanha-muitoalem-PROGRAMACAO

Com o tema “Muito além da alimentação: como seu estilo de vida influencia no seu cardápio”, a ONG Banco de Alimentos realiza no dia 23 de outubro, em São Paulo, ciclo de palestras para debater as diferentes dietas e os seus benefícios.

São Paulo, 19 de outubro de 2017 – Com o tema “Muito Além da Alimentação: como seu estilo de vida influencia no seu cardápio”, a ONG Banco de Alimentos realiza na próxima segunda-feira, 23 de outubro, em São Paulo, um ciclo de palestras para marcar as comemorações do Dia Mundial da Alimentação. A proposta da ONG Banco de Alimentos é apresentar os benefícios de dietas diversificadas que estão alinhadas a alimentos naturais e a estilos de vida saudáveis.

O evento é gratuito, das 14h às 19h, e conta com apoio da Unibes Cultural, que cedeu suas instalações. Para participar, é só acessar o formulário de inscrição pelo link https://goo.gl/729o3C. A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do metrô.

O ciclo de palestras é parte das comemorações  do Dia Mundial da Alimentação. Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em mais de 150 países com atividades relacionadas à nutrição e à alimentação, como uma forma de conscientizar a população sobre a importância da informação para manter a saúde em dia.

Confira a programação das palestras:

14h30 – 15h

Mindful Eating

Ana Carolina Pereira Costa – nutricionista

15h – 15h30

PANC’S – Plantas alimentícias não convencionais

Guilherme Reis Ranieri

15h30 – 16h

Compostagem

Fernanda Danelon – jornalista, ambientalista e empreendedora social

16h15 – 16h45h

Dieta Macrobiótica

Flávio Augusto Sant’Ana – nutricionista

16h45h – 17h15

Dieta Vegana

Malga Di Paula

17h15 – 17h45

Raw Food

Renata Rea Kneese – Coach de saúde, chef de cozinha natural e raw food, pesquisadora, personal chef

17h45h – 18h15

Dieta Ayurvédica

Fabiana Branco Lara – terapeuta

18h15 – 18h45

Apresentação do documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente”.

Ideia original de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos, o documentário tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o consumo consciente e o papel de cada pessoa não apenas frente ao desperdício de alimentos, mas em relação a todos os recursos do planeta.

Palestrantes

Ana Carolina Pereira Costa – Mindful Eating

Nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness pelo Centro Universitário São Camilo. Atua na equipe de Nutrição do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (AMBULIM – IPq – HCFMUSP) e é membro do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), da Nutrição Comportamental e do The Center For Mindful Eating (TCME). Educadora em diabetes certificada pela ADJ/Diabetes Brasil, Sociedade Brasileira de Diabetes e Federação Internacional de Diabetes. Instrutora certificada do programa Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT) e autora do blog “O Corpo é Meu! ” (www.ocorpoemeu.com)

Fernanda Danelon – Compostagem

Jornalista, ambientalista e empreendedora social, criou há três anos o projeto “do prato ao prato”, a fim de promover a agricultura orgânica e a compostagem urbana. Para isso, implanta composteiras e hortas em hotéis e restaurantes, além de ministrar cursos e palestras para promover a educação ambiental e a segurança alimentar.

Flavio Augusto Sant’Anna – Dieta Macrobiótica

Formado pelo Centro Universitário São Camilo (2013) e pós-graduado em Nutrição Esportiva pela FAPES, é especialista em nutrição esportiva e acredita na importância da alimentação saudável e suplementação adequada para melhora da qualidade de vida, da estética e no aumento do desempenho esportivo.

Renata Rea Kneese – Raw Food

Coach de saúde pelo Institute of Integrative Nutrition, chef de cozinha natural e Raw Food (comida viva), pesquisadora, consultora e personal chef com formação no Atelier Gourmand em São Paulo e no Living Light Institute na California. Estudante de nutrição na Universidade São Camilo. Presta consultorias para elaboração de produtos, cardápios e montagem de espaços culinários. Ministra aulas de alimentação saudável na escola Raízes, na loja Doural, Urban Remedy sobre temas diversos como Detox, dietas sem gluten e sem lactose, Comida Vida “Raw Food”, e a comida de verdade – sem aditivos e ultraprocessados. Participa com frequência do programa Você Bonita na TV Gazeta, oferecendo receitas com sabor e visual atraentes e de alto valor nutricional.

(renatarea.com/)

Malga Di Paula –  Dieta Vegana

Escritora e palestrante, dedica-se a motivar pessoas e divulgar açõesprodutos e serviços relacionados à Sustentabilidade, à Cultura Vegana, ao Vegetarianismo e ao Direito dos Animais, para ajudar a tornar o planeta um lugar mais justo para todos os seus habitantes.

(malgadipaula.com.br)

Guilherme Reis Ranieri – PANC’s

Gestor ambiental (EACH-USP) e mestrando em Ciência Ambiental. Presta consultoria a nutricionistas, chefs e restaurantes e dá cursos para os interessados em aprender a identificar as PANCs. Atualmente, dedica-se a uma pesquisa acadêmica na Universidade de São Paulo sobre o tema. 

Fabiana Branco Lara – Dieta Ayurvédica

Terapeuta Ayurvédica, formada pela escola Sudha Darma Mandalam. Trabalha na Clínica Ayni Saúde Integrada, de São Paulo, e atua na área há 14 anos. Formada em Massoterapia pelo Senac e em Reiki pela Associação Alemã. É cozinheira nas horas vagas.

_______________________________________________________________________

Sobre a ONG Banco de Alimentos

Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para assistidos pelas 43 instituições cadastradas no projeto: mais de 22 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. http://www.bancodealimentos.org.br/

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Dinaura Landini dinaura.landini@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
+55 11 5185-4970

Sobre a ONG

Banco de Alimentos  http://www.bancodealimentos.org.br/

Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook

Tel:  (11) 3674-0080

email: info@bancodealimentos.org.br