Tese inédita sobre impacto social no setor de alimentação será apresentada em São Paulo

Publicado em em ARTEMISIA.

1Tese

A “Tese de Impacto Social em Alimentação”, conduzida pela Artemisia e Fundação Cargill, será apresentada no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, em São Paulo. Mais informações e credenciamento da imprensa: betania.lins@printeccomunicacao.com.br

São Paulo, 13 de outubro de 2017 – A íntegra de um estudo inédito sobre os desafios e oportunidades de empreender negócios de impacto social nos setores de alimentação e nutrição será apresentada em São Paulo, em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O lançamento da Tese de Impacto Social em Alimentação, resultado da parceria da Artemisia e Fundação Cargill, será em São Paulo, na Estufa de Ideias (Rua Fidalga, 76), a partir das 9 horas. O credenciamento da imprensa pode ser solicitado pelo e-mail betania.lins@printeccomunicacao.com.br

A alimentação é um dos temas críticos para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Os desafios são encontrados em diferentes pontos da cadeia, desde a produção, logística, processamento e oferta, até o consumo. Pequenos produtores e consumidores da baixa renda são os elos mais vulneráveis. A agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação dos brasileiros, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2015). Porém, o setor público ainda tem dificuldade em adquirir produtos diretamente desse pequeno produtor, embora a Lei 1.197 determine que 30% dos alimentos comprados pelo governo para a alimentação escolar devem ser adquiridos diretamente de agricultores familiares.

No Brasil, dados do IBGE apontam que, apesar do número de domicílios em situação de insegurança alimentar continuar caindo, ainda existem cerca de 52 milhões de brasileiros sem acesso diário à comida de qualidade e na quantidade satisfatória; em contrapartida, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas no país por dia. Com a quantidade de alimentos desperdiçados, seria possível alimentar 25 milhões de brasileiros diariamente, ou seja, 13% da população. Fatores como a falta de acesso a produtos e informações, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares têm impacto direto na saúde da população, resultando em doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e obesidade.

Nesse cenário, Fundação Cargill e Artemisia firmaram uma importante parceria por acreditarem que os negócios de impacto têm alto potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo as de menor renda. Um dos desdobramentos dessa união é a identificação e apoio a um negócio que apresenta solução inovadora e escalável para alguns dos desafios relacionados à temática. A outra vertente da parceria é a Tese de Impacto Social em Alimentação.

Destaques do mapeamento

- Análise aprofundada dos principais temas e desafios do setor, que irá cruzar os problemas sociais enfrentados pela população dentro da temática para apontar as oportunidades de desenvolvimento de negócios que enderecem esses desafios.

- Além da sistematização do conhecimento, o estudo trará considerações analíticas, que servirão de insumo para o setor, apoiando o desenvolvimento de uma nova geração de negócios de impacto social com soluções focadas em alimentação.

- Apresentação de negócios de impacto social que já estão atuando de forma inovadora no setor.

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; possui atuação nacional e escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br

FUNDAÇÃO CARGILL

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill atua de forma responsável em prol da mobilização e da transformação social do país, levando conhecimento para promover a qualidade de vida para mais de 34 mil pessoas por ano. A organização acredita na importância da disseminação do conhecimento e das práticas para uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, que vá do campo até a mesa do consumidor. Com essa premissa, a Fundação Cargill apoia e desenvolve projetos sociais nas comunidades onde a empresa está inserida. A Fundação conta com uma rede formada por funcionários voluntários, organizações não governamentais, institutos e associações para aumentar o nível de consciência sobre questões fundamentais relativas à alimentação saudável e equilibrada.

 MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 Assessoria de imprensa da Artemisia

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651