ONG Banco de Alimentos celebra o Dia Mundial da Alimentação com palestras sobre estilos de vida

Publicado em em Banco de Alimentos, Sem categoria.

0925-campanha-muitoalem-PROGRAMACAO

Com o tema “Muito além da alimentação: como seu estilo de vida influencia no seu cardápio”, a ONG Banco de Alimentos realiza no dia 23 de outubro, em São Paulo, ciclo de palestras para debater as diferentes dietas e os seus benefícios. O evento comemora o Dia Mundial da Alimentação, instituído em novembro de 1981 pelos países membros da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

São Paulo, 6  de outubro de 2017 – Com o tema “Muito Além da Alimentação: como seu estilo de vida influencia no seu cardápio”, a ONG Banco de Alimentos realiza no dia 23 de outubro, em São Paulo, um ciclo de palestras para marcar as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

Instituído em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em mais de 150 países com atividades relacionadas à nutrição e à alimentação, como uma forma de conscientizar a população sobre a importância da informação para manter a saúde em dia. 

A proposta da ONG Banco de Alimentos é apresentar os benefícios de dietas diversificadas que estão alinhadas a alimentos naturais e a estilos de vida saudáveis. O evento é gratuito, das 14h às 19h, e conta com apoio da Unibes Cultural, que cedeu suas instalações. Para participar, acesse o formulário de inscrição pelo link https://goo.gl/729o3C.

A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do metrô.

Confira a programação das palestras:

14h30 – 15 horas

Mindful Eating

Ana Carolina Pereira Costa – nutricionista

15 horas – 15h30

PANC’S – Plantas alimentícias não convencionais

Guilherme Reis Ranieri

15h30 – 16 horas

Compostagem

Fernanda Danelon – jornalista, ambientalista e empreendedora social

 16 horas – 16h15 – Intervalo

 16h15 – 16h45

Dieta Macrobiótica

Flávio Augusto Sant’Ana – nutricionista

16h45h – 17h15

Dieta Vegana

Malga Di Paula

17h15 – 17h45

Raw Food

Renata Rea Kneese – Coach de saúde, chef de cozinha natural e raw food, pesquisadora, personal chef

17h45h – 18h15

Dieta Ayurvédica

Fabiana Branco Lara – terapeuta

18h15 – 18h45

Apresentação do documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente”.

Ideia original de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos, o documentário tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o consumo consciente e o papel de cada pessoa não apenas frente ao desperdício de alimentos, mas em relação a todos os recursos do planeta.

 Palestrantes

Ana Carolina Pereira Costa – Mindful Eating

Nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness pelo Centro Universitário São Camilo. Atua na equipe de Nutrição do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (AMBULIM – IPq – HCFMUSP) e é membro do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), da Nutrição Comportamental e do The Center For Mindful Eating (TCME). Educadora em diabetes certificada pela ADJ/Diabetes Brasil, Sociedade Brasileira de Diabetes e Federação Internacional de Diabetes. Instrutora certificada do programa Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT) e autora do blog “O Corpo é Meu! ” (www.ocorpoemeu.com)

Fernanda Danelon – Compostagem

Jornalista, ambientalista e empreendedora social, criou há três anos o projeto “do prato ao prato”, a fim de promover a agricultura orgânica e a compostagem urbana. Para isso, implanta composteiras e hortas em hotéis e restaurantes, além de ministrar cursos e palestras para promover a educação ambiental e a segurança alimentar.

Flavio Augusto Sant’Anna – Dieta Macrobiótica

Formado pelo Centro Universitário São Camilo (2013) e pós-graduado em Nutrição Esportiva pela FAPES, é especialista em nutrição esportiva e acredita na importância da alimentação saudável e suplementação adequada para melhora da qualidade de vida, da estética e no aumento do desempenho esportivo.

Renata Rea Kneese – Raw Food

Coach de saúde pelo Institute of Integrative Nutrition, chef de cozinha natural e Raw Food (comida viva), pesquisadora, consultora e personal chef com formação no Atelier Gourmand em São Paulo e no Living Light Institute na California. Estudante de nutrição na Universidade São Camilo. Presta consultorias para elaboração de produtos, cardápios e montagem de espaços culinários. Ministra aulas de alimentação saudável na escola Raízes, na loja Doural, Urban Remedy sobre temas diversos como Detox, dietas sem gluten e sem lactose, Comida Vida “Raw Food”, e a comida de verdade – sem aditivos e ultraprocessados. Participa com frequência do programa Você Bonita na TV Gazeta, oferecendo receitas com sabor e visual atraentes e de alto valor nutricional. (renatarea.com/)

 Malga Di Paula –  Dieta Vegana

Escritora e palestrante, dedica-se a motivar pessoas e divulgar açõesprodutos e serviços relacionados à Sustentabilidade, à Cultura Vegana, ao Vegetarianismo e ao Direito dos Animais, para ajudar a tornar o planeta um lugar mais justo para todos os seus habitantes. (malgadipaula.com.br)

 Guilherme Reis Ranieri – PANC’s

Gestor ambiental (EACH-USP) e mestrando em Ciência Ambiental. Presta consultoria a nutricionistas, chefs e restaurantes e dá cursos para os interessados em aprender a identificar as PANCs. Atualmente, dedica-se a uma pesquisa acadêmica na Universidade de São Paulo sobre o tema. 

Fabiana Branco Lara – Dieta Ayurvédica

Terapeuta Ayurvédica, formada pela escola Sudha Darma Mandalam. Trabalha na Clínica Ayni Saúde Integrada, de São Paulo, e atua na área há 14 anos. Formada em Massoterapia pelo Senac e em Reiki pela Associação Alemã. É cozinheira nas horas vagas. 

Sobre a ONG Banco de Alimentos

Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para assistidos pelas 43 instituições cadastradas no projeto: mais de 22 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. http://www.bancodealimentos.org.br/ 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Dinaura Landini dinaura.landini@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
+55 11 5185-4970

 

Sobre a ONG

Banco de Alimentos  http://www.bancodealimentos.org.br/

Visite a página do Banco de Alimentos no Facebook

Tel:  (11) 3674-0080 

email: info@bancodealimentos.org.br