Guten participa do Encontro Nacional PEA – Unesco

Publicado em em Guten Educação e Tecnologia.

A Guten é uma das apoiadoras do evento que acontecerá de 27 a 29 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná

GutenPEAUnesco

São Paulo, 19 de setembro de 2017 – A Guten Educação e Tecnologia, especialista em leitura, participará do Encontro Nacional PEA – Unesco, principal evento anual que reunirá cerca de 500 educadores do Programa de Escolas Associadas – PEA, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que este ano acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, de 27 a 29 de setembro de 2017. “Além de expositora, a Guten tem o privilégio de ser uma das parceiras da Unesco neste evento, como apoiadora. Devido ao alinhamento do projeto pedagógico da Guten aos valores prioritários da Unesco, uma parcela significativa dos nossos clientes é formada por escolas que integram o PEA”, diz Adriana Pettengill, diretora de novos negócios da Guten. No estande, a Guten apresentará as funcionalidades da única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticos.

O PEA do Brasil reúne 368 escolas de redes pública e particular, e representa mais de 400 mil alunos e 40 mil professores de escolas que alinham seus projetos com os objetivos da Unesco. Dentro do programa, as escolas têm a oportunidade de trocar experiências, conhecer a cultura de outras regiões, orientar seu projeto pelos valores da Unesco e participar de projetos e concursos internacionais. Este ano, serão certificadas quase 80 novas escolas, em boa parte da rede pública, para participarem do programa.

AdrianaPettengill,daGuten

“A Guten busca transformar a vida de estudantes brasileiros, tornando-os grandes leitores. Com o uso da pedagogia e da tecnologia, inovamos na apresentação de grandes temas da atualidade e no acesso a esses conteúdos em linguagem adequada para o público infantojuvenil, despertando o prazer pela leitura de notícias. Além disso, a ferramenta empodera e facilita o trabalho do professor no processo de avaliação das competências leitoras. Os alunos têm necessidades diferentes e oferecemos aos professores uma poderosa ferramenta de avaliação que possibilita a aplicação de atividades personalizadas e inclusivas que favorecem o desenvolvimento de cada um”, destaca Danielle Brants, fundadora da Guten.

As conquistas da Guten

A leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento. O tema é tão relevante que deficiências na área de matemática, por exemplo, podem estar ligadas a problemas de interpretação de textos, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões.

Para mudar essa realidade, um número cada vez maior de escolas adota a plataforma Guten News. São mais de 32 mil usuários em São Paulo e Região do Grande ABC (SP), Campina Grande (PB), Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Resende (RJ), Rio de Janeiro, São Luís, Campo Grande e seis municípios do Mato Grosso do Sul, com resultados muito positivos. Em todos os lugares, a Guten tem atraído escolas que são referência pela excelência na qualidade de ensino em suas regiões e que encontram nas soluções Guten exatamente o que precisam.

“Queremos transformar a maneira como a leitura é realizada em casa e no ambiente escolar, causar impacto na vida dos jovens brasileiros, transformar o modo como enxergam o mundo e ampliar seus horizontes, acreditando que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade. O atributo de ser um bom leitor é uma das formas mais democráticas de ampliar as fronteiras de vida do indivíduo”, afirma Danielle Brants.

DanielleBrants,daGuten

A plataforma foi um dos projetos vencedores da edição brasileira do prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos, da revista MIT Technology Review, que reconheceu as dez maiores inovações do Brasil em 2015. No mesmo ano, foi selecionada também como Inovação Social do Ano pela mesma publicação. A revista pertence ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que é considerado uma referência mundial na descoberta de talentos que usam a tecnologia para resolver problemas sociais.

Sobre a Guten Educação e Tecnologia

Especialista em leitura, a Guten Educação e Tecnologia oferece para o ensino fundamental uma plataforma com conteúdos interativos e engajadores para estudantes, planos de aula que dão suporte aos professores e avaliação continuada das competências leitoras. As atividades “gamificadas” e os textos com temas da atualidade são desenvolvidos por jornalistas e especialistas em educação e tecnologia. A solução é a única que permite o acompanhamento contínuo, a partir de avaliação conforme os 21 descritores de Língua Portuguesa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), estabelecidos para dimensionar a competência em leitura. A plataforma é adotada por escolas de redes pública e particular, referências em suas localidades.

www.gutennews.com.br

Sobre o PEA

Presente em 130 países, o Programa de Escolas Associadas – PEA é quase tão antigo quanto a própria Unesco. Foi criado para estender os propósitos da organização mundial, no pós-guerra, ao campo da educação. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Eleni Rocha eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

+55 11 5185 4977 e 11 99274 9761

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br