Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade inicia seleção de negócios de impacto social para programa de aceleração de curto prazo

Publicado em em ARTEMISIA.

1FordFund_Parceria

No total, até 20 negócios de impacto social com foco em mobilidade serão selecionados e passarão por um programa voltado a refinar o modelo de negócio e o impacto social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de setembro pelo hotsite www.artemisia.org.br/fordfundlab

São Paulo, 25 de agosto de 2017 – Com a visão de construir a base para o desenvolvimento de negócios de impacto social que atuam com mobilidade, a Artemisia e o Ford Fund, braço filantrópico da Ford, vão selecionar e apoiar empreendedores com startups focadas na temática. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro; mais informações e inscrições: www.artemisia.org.br/fordfundlab

O objetivo do programa é fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social no setor de mobilidade. Para isso, as organizações irão identificar e selecionar startups de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções inovadoras focadas em mobilidade e com potencial de gerar alto impacto social para milhares de pessoas da baixa renda.

O processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da Artemisia, pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. O programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos. Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias: análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar. Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior clareza sobre os próximos passos de seu negócio, para que avancem no desenvolvimento de sua solução e estejam mais preparados para crescer e impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.

Ao final do programa, serão escolhidos até 3 negócios que se destacarem ao longo do processo que poderão receber um investimento inicial doado pela Ford Fund e mentorias pós-programa, com o intuito de potencializar o desenvolvimento de seus negócios.

Potenciais soluções

São elegíveis negócios de todo o Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto social positivo para população de menor renda. Além disso, o uso de fontes de energia limpa e sustentável e/ou contribuição para a redução de impactos ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das organizações. A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a previsibilidade, agilidade, qualidade e/ou reduzem custos e distâncias;  viabilizem o acesso a mercados e/ou reduzem custos de logística de empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança, acessibilidade e autonomia e reduzem vulnerabilidades no deslocamento; facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos (saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.

Análise setorial

A parceria prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas. O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES

O Ford Motor Company Fund and Community Services trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade. O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company. Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção, que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante. A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars, Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários. O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite http://community.ford.com.

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas; possui atuação nacional e escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br.

Printec Comunicação

Atendimento Artemisia

Betânia Lins – betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy – vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4974 / 9 9274-9651

 

Burson-Marsteller

Atendimento Ford

Tayane Garcia – tayane.garcia@bm.com – (11) 3040-2412

Cátia Aiello – catia.aiello@bm.com – (11) 3094-2263

Renata Mesquita – renata.mesquita@bm.com - (11) 3094-2281