ONG Banco de Alimentos lança documentário na Virada Sustentável

Publicado em em Banco de Alimentos.

O documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente” foi realizado em parceria com a empresa de comunicação Conteúdos Diversos. A estreia será no domingo, dia 27 de agosto, às 15 horas, no Roof Top (Terraço 2) do Conjunto Nacional, av. Paulista 2.073, como parte da programação da Virada Sustentável 2017.

LucianaSão Paulo, 23 de agosto de 2017 – Ideia original de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos, o documentário “Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente”, realizado em parceria com a empresa de comunicação Conteúdos Diversos, tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o consumo consciente e o papel de cada pessoa não apenas frente ao desperdício de alimentos, mas em relação a todos os recursos do planeta. Pela relevância do projeto, a Conteúdos Diversos foi convidada para promover a estreia do documentário no encerramento da Virada Sustentável 2017,  que acontece de 24 a 27 de agosto, em São Paulo (SP), envolvendo a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura e movimentos sociais.

Com patrocínio do Rabobank Brasil, via Lei Rouanet, o documentário tem 50 minutos e será apresentado no dia 27 de agosto, às 15 horas, no Roof Top (Terraço 2) do Conjunto Nacional, av. Paulista 2.073. Sérgio Lopes, sócio da produtora Conteúdos Diversos, destacará os objetivos que nortearam a realização do documentário. Após a exibição, será realizada uma mesa de debate para aprofundar a reflexão do público sobre temas que extrapolam a questão do desperdício de alimentos.

 

A mesa terá como moderador dr. Fabrício Soler, advogado especialista em resíduos sólidos, e os convidados Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos; Thaís Fontes, diretora do Rabobank Brasil; Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados); José Valverde, secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SP); e André Palhano, idealizador da Virada Sustentável. Vilma Peramezza, administradora do Conjunto Nacional e presidente do Conselho da Associação Paulista Viva dará as boas-vindas aos presentes.

Cultura do Desperdício

“O desperdício é uma desordem cultural e social. Pode-se dizer que desperdício é a cultura da desordem”, afirma Luciana Quintão, na abertura do documentário. Há quase 20 anos, Luciana atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, com a ONG Banco de Alimentos, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Apenas em julho de 2017, foram arrecadadas 44 toneladas de alimentos bons, que seriam descartados, mas que são coletados pela ONG e levados a instituições sociais. “Mais de 30% do alimento produzido no mundo não vai para o prato de ninguém, vai para o lixo. O desperdício ocorre em toda a cadeia produtiva: na colheita, no meio do processo de manuseio, armazenamento, transporte, no atacado, no varejo e, no fim, na mesa do consumidor”, explica Luciana.

Para debater os vários aspectos do que Luciana chama de “cultura do desperdício”, o documentário traz a participação de convidados, especialistas de diferentes áreas: Eduardo Giannetti (economista e escritor); Aron Belinky e Manoela Maluf Santos (Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do GVces); Camila Kneip (nutricionista); Isabela P. Becker (Fazenda da Terra); Rosa Alegria (futurista/Economia Circular); Ricardo Guimarães (Thymus Branding); Flávia Cunha (Casa Causa); Patricia Quadri (educadora/Remelli); Talita Campoi Marinho (Urban Farmers Brasil); Fabrício Soler (especialista em Direito dos Resíduos); Cláudio Spínola (Morada da Floresta); Carolina Piccin (MaterialLab); Rony Meisler (Grupo Reserva); Susy Yoshimura (Instituto GPA); Fabiana Alves (Rabobank Brasil); Paulo Lima (Prêmio Trip Transformadores); e Luciana Annunziata (gestora de sustentabilidade).

Participam também produtores como Cláudio Makoto Kikuti (Hydromania) e pessoas que lidam diretamente com a questão do lixo: Cido Martins (Associação Reciclázaro); Claudinho Miranda (Instituto Favela da Paz); José Marco “Bel” (Cooperativa Vitória do Belém); e Fabio Miranda (Periferia Sustentável), além de chefes de cozinha, feirantes, catadores, recicladores e agentes ambientais.

“Cultura do Desperdício” – Ficha técnica

Ideia original: Luciana Chinaglia Quintão

Roteiro: Marcelo Cândido de Melo

Direção geral: Sérgio Lopes

Direção: Paula Galacini

Colaboração desenvolvimento conteúdo: Cristiane Oliveira

Pesquisa de personagens: Mariana Quartucci

Assistente de direção: Ana Carollina Gonçalves Marcondes

Montagem: Paulo e Carlos Suconic

Produção executiva: Sílvia Prado

Produtor: Joyce Martirani

Estagiária de produção: Thaís de Souza Roque

Direção de fotografia: Pichi Martirani

Câmera: Paulo Suconic e Pichi Martirani

Assistente de câmera: Ademir Gavbez Miguel Junior

Técnico de som direto: Rogerio Aparecido de Souza

Logotipo: Tulio Faggim

Abertura e grafismos: Gil Caserta

Produção musical: In Sonoris

Música: Vinícius Porto e Paulo Garfunkel

Voz: Skowa

Captação de voz: Edson Ghilardi e Marcelo Rocha

Edição, mixagem e finalização de áudio: Cuca Nabar

Assessoria prestação contas: Lia Nunes

Assistente financeiro/controller: Fátima Pires

Assessoria jurídica: Cherto, Carvalhaes & Amaral Advogados

Assessoria contábil: Senel Organização Contábil

Transporte: Records

Linguagem acessível: Elisabete Figueira

Sobre a ONG Banco de Alimentos

Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2016 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para assistidos pelas 43 instituições cadastradas no projeto: mais de 22 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. http://www.bancodealimentos.org.br/

Sobre a Conteúdos Diversos

Conteúdos Diversos é uma produtora de conteúdo multiplataforma, que cresce dentro da tendência de comunicação transmídia, levando a audiência a diferentes experiências no universo da história nas mais diversas mídias. Desenvolve projetos que buscam valor de entretenimento e responsabilidade social para ideias, marcas, produtos e serviços.

https://www.conteudosdiversos.com.br/

Sobre o Rabobank Brasil

O Rabobank Brasil é um banco especializado em soluções financeiras para o agronegócio. Tem atividades em 47 países em todos os continentes. Financia empreendimentos agrícolas sustentáveis e apoia fazendeiros a desenvolverem atividades mais duradouras e a produzirem mais alimentos com menos impacto ambiental.

www.rabobank.com.br/

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A concepção da Virada 2017 é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.

www.viradasustentavel.org.br/

Sobre o Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional é o microcosmo da Av. Paulista e se destaca pelas práticas de sustentabilidade. Vilma Peramezza, superintendente do Conjunto Nacional e presidente do Conselho da Associação Paulista Viva, destaca ações que possibilitaram a economia criativa ser ainda mais reconhecida na região, como a reciclagem interna e a decoração de Natal, trabalho feito por artesãos com materiais reutilizáveis.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

ONG BANCO DE ALIMENTOS

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Dinaura Landini dinaura.landini@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

+55 11 5185-4970