O Pequeno Palácio do Sorriso, livro de Fábio Bibancos, celebra 30 anos do “dentista das estrelas”

Publicado em em Instituto Bibancos de Odontologia.

Fábio Bibancos receberá os amigos-pacientes para uma sessão de autógrafos nesta quinta-feira, em 17 de agosto, no Rodeio.

São Paulo, agosto de 2017 – Gal Costa, Lázaro Ramos, Cláudia Raia, Lea T, Preta Gil, Vik Muniz, Cassio Scapin, Claude Troisgros, Caco Ciocler, Mel Fronckowiak, Bárbara Paz, Rodrigo Lombardi, Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Nanda Costa… têm em comum o dentista Fábio Bibancos. Há 30 anos, esse paulistano cuida dos mais belos sorrisos de atores, atrizes, músicos, empresários, modelos, publicitários e profissionais liberais. Devolve, também, o sorriso a inúmeras crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco social com a sua Turma do Bem.

Fabio-BibancosPara celebrar esses inúmeros sorrisos conquistados e construídos em três décadas de trabalho, Fábio Bibancos embarcou em uma aventura: reunir fotos e histórias para brindar parcerias, sorrisos e companheiros de vida. O resultado do trabalho está na obra O Pequeno Palácio do Sorriso. Nele, o dentista – eleito Empreendedor Social pela Schwab Foundation, ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos – reuniu fotos de pacientes que se tornaram amigos. Entre tantos sorrisos, o livro traz Adriana Birolli, Almir Sater, Dalton Vigh, Emilio Orciollo, Denise Fraga, Marco Ricca, Lua Leça, Maria Gadú, Ana Lima, Glória Menezes, Tarcísio Meira, João Acaiabe, Jarbas Homem de Mello, Cláudia Liz, Nathália Dill, Marcelo Serrado, João Vitti, Mônica Torres, Flávia Garrafa, Mel Lisboa, Fernanda Paes Leme, Luciana Braga, Nizan Guanaes…

Nizan, inclusive, fez questão de preparar um depoimento: “Em um país que tem um sorriso tão lindo e que precisa tanto ter motivos para sorrir, o Instituto Bibancos oferece a pessoas que podem pagar – e que não podem pagar –, acesso ao sorriso verdadeiro, expressão máxima da humanidade e um traço tão brasileiro”.

Le Petit Palais du Sourire

1LivroO Pequeno Palácio do Sorriso é um livro que conta a história de três décadas do Instituto Bibancos de Odontologia; uma obra produzida para celebrar encontros. “Em 1987, quando abri a minha clínica, como qualquer recém-formado eu queria que ela fosse a melhor. Aos poucos, entendi que isso não aconteceria por acaso; que aqui não poderia ser mais uma clínica odontológica. Não dava para vender apenas serviço. Era preciso ir além; resolver os problemas dos meus pacientes – aliás, problemas nem sempre odontológicos. Afinal, a clínica não tinha sido feita para mim. Pelo contrário: só existia por causa dos pacientes – e todas as necessidades deles. Atendendo em horários alternativos, respeitando o timing e os desejos dos meus pacientes e sempre pautando essa relação pela ética… transformei esses pacientes em amigos”, conta Bibancos.

Com esse paradigma, a clínica foi crescendo e passou a ser chamada, pelos pacientes-amigos, Le Petit Palais du Sourire. Todos os dias, sob o teto desse pequeno palácio dos sorrisos, Fábio Bibancos veste o jaleco branco, abre as portas do consultório e começa uma nova história. “Um era uma vez que só termina quando eu fico satisfeito, quando o paciente fica satisfeito e quando temos um felizes para sempre conjunto”, afirma.

Para presentear os amigos, Fábio Bibancos preparou uma sessão de autógrafos em São Paulo, restaurante Rodeio, em 17 de agosto. A celebração ganhará uma edição no Rio de Janeiro, em data e local a ser confirmado.

Sobre Instituto Bibancos de Odontologia

Criado há três décadas em São Paulo, o Instituto Bibancos de Odontologia se tornou referência brasileira em gestão, atendimento e engajamento social na área de odontologia. Fundada e presidida por Fábio Bibancos – especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e mestre em Saúde Coletiva – a clínica transdisciplinar foi a primeira, na América Latina, a contar com o certificado de qualidade ISO 9001.

Com unidade também no Rio de Janeiro, o Instituto possui programas diferenciados de atendimento como a Day Clinic, que permite ao paciente diminuir a quantidade de visitas ao consultório, concentrando o atendimento proposto no maior número de horas possíveis em um único dia. A iniciativa otimiza o tempo do paciente, aumenta a comodidade e o bem-estar, além de apresentar resultados imediatos na saúde e estética bucal. A metodologia possibilita o atendimento a pacientes de outros países e brasileiros que residem fora do eixo Rio-São Paulo.

Conectado com a inovação, o Instituto Bibancos de Odontologia recorre às mais avançadas técnicas, como novos aparelhos para anestesia, scanners 3D para a produção de facetas, implantes com carga imediata, microscopia eletrônica para tratamento de canal e mapeamento do genoma dos pacientes, importante inclusive como referência na solução de outras questões de saúde. Em 2017, o Instituto Bibancos se tornou pioneiro na criopreservação de células-tronco, extraídas a partir do dente de leite. Por meio de uma parceria com a R-CRIO, a clínica atua na coleta dos dentes para posterior armazenamento das células-tronco.

Para Fábio Bibancos, porém, o sucesso vai muito além das fronteiras da tecnologia: “É preciso um olhar especial para a sustentabilidade, para o desenvolvimento humano, para a construção da confiança e qualidade de vida das pessoas. O livro traz depoimentos de pacientes que começaram aqui, tiveram filhos e hoje frequentam o nosso espaço com toda a família. Existe confiança maior que entregar um filho para um amigo cuidar?”

Sobre Fábio Bibancos

Cirurgião-dentista graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Fábio Bibancos é especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e mestre em Saúde Coletiva. Em 1987, fundou o Instituto Bibancos de Odontologia – clínica odontológica que é referência em gestão e a primeira no Brasil a receber o selo ISO 9001 de qualidade. Com consultórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a clínica comemora 30 anos em 2017.

Fábio Bibancos é autor dos livros Um Sorriso Feliz para Seu FilhoA Guerra dos MutansBoca! e Sorrisos do Brasil; e fundador e presidente-voluntário da OSCIP Turma do Bem (TdB), que conta com 17 mil dentistas voluntários – os Dentistas do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo – espalhados pelo Brasil, América Latina e Portugal, realizando atendimento gratuito para milhares de crianças e jovens. Eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation, ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos, Fábio Bibancos é um Fellow Ashoka, rede de empreendedores sociais presente em 65 países. Hoje, a TdB é uma das cinco organizações com maior impacto social do planeta.

Em 2012, Fábio Bibancos criou o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. Inicialmente, o projeto atendeu mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB decidiu expandir o projeto para outros Estados com o apoio dos dentistas voluntários da rede. Atualmente, o programa já atendeu mais de 1.000 mulheres. Com a expansão internacional da TdB, Fábio Bibancos criou o prêmio Melhor Dentista do Mundo para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. http://bibancos.com.br/

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651