Dr. Fábio Bibancos debate inovação social para a longevidade no LAB60+2017

Publicado em em Instituto Bibancos de Odontologia.

 1Imagem_BibancosA “Roda de Conversa de Impacto: Inovação Social para a  Longevidade” – idealizada pela Ashoka em parceria com o LAB60+ – contará com a presença de Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente-voluntário da Turma do Bem (TdB). Parte do “Festival de Longevidade: LAB60+2017”, o debate será no dia 10 de agosto, a partir das 15 horas, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo.

São Paulo, 19 de julho de 2017 – Uma ideia simples e agregadora: convidar dentistas veteranos para pensar em caminhos e soluções para os desafios encontrados pela Turma do Bem (TdB), a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Na prática, os voluntários com mais de 60 anos dividiram as experiências com os jovens profissionais que atuam em uma iniciativa que mobiliza 17 mil dentistas espalhados pela América Latina e Portugal. Em comum, duas gerações movidas pelo ideal de transformar a debilitada saúde bucal de muitos brasileiros.

O responsável por esse encontro de gerações e de objetivos transformadores, Fábio Bibancos – diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente-voluntário da TdB – será um dos debatedores da Roda de Conversa de Impacto: Inovação Social para a Longevidade, evento que integra o Festival de Longevidade: LAB60+2017.

Na análise de Bibancos, os novos idosos se distanciam cada vez mais do modelo tradicional. Tornam-se empreendedores, aceitam desafios, entram ou voltam para a universidade, mudam de profissão e aproveitam cada vez mais a vida. Nesse cenário, o grande desafio da sociedade é dar suporte e incentivo para que mais e mais brasileiros se reinventem aos 60 anos. A proposta central é que a experiência acumulada em décadas seja usada em favor da coletividade nos âmbitos público – em organizações do terceiro setor – e da iniciativa privada.

“A pesquisa Perspectiva da longevidade e o impacto na sociedade, conduzida pela Zhuo Consultoria, aponta que 14% dos brasileiros acima de 70 anos permanecem trabalhando contra 86% que não. A análise qualitativa mostra que 100% desses trabalhadores estão felizes com a atividade; 60% afirmam gostar do que fazem; 53% acreditam que são bem remunerados; e 13% apontam que o fato de conhecerem pessoas diferentes contribui para o nível de satisfação”, afirma Bibancos, acrescentando tanto no Instituto Bibancos de Odontologia – clínica que é referência de atendimento e gestão em três décadas de atuação –, quanto na TdB, a contribuição dessa geração acima de 60 anos é notória.

Festival de Longevidade

A iniciativa da Ashoka e LAB60+ tem como objetivo pautar uma nova discussão sobre o protagonismo de idosos na sociedade; dar visibilidade à inovação social para a longevidade; reunir diferentes atores que trabalham com o tema; e fomentar a cocriação de soluções de impacto positivo para a vida da população que envelhece. A proposta é formar uma massa crítica para atuar na estratégia de longevidade que inclui mapeamento da inovação social para a área – desafio aberto para toda a sociedade –, além de dinâmicas de inclusão da pauta em empreendimentos sociais já existentes.

O Festival de Longevidade: LAB60+2017 está programado para 10, 11 e 12 de agosto, em São Paulo. Mais informações: http://www.lab60mais.com.br/

Sobre Fábio Bibancos

Fabio-BibancosCirurgião-dentista graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Fábio Bibancos é especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e mestre em Saúde Coletiva. Em 1987, fundou o Instituto Bibancos de Odontologia – clínica odontológica que é referência em gestão e a primeira no Brasil a receber o selo ISO 9001 de qualidade. Com consultórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a clínica comemora 30 anos em 2017.

Fábio Bibancos é autor dos livros Um Sorriso Feliz para Seu FilhoA Guerra dos MutansBoca! e Sorrisos do Brasil; e fundador e presidente-voluntário da OSCIP Turma do Bem (TdB), que conta com 17 mil dentistas voluntários – os Dentistas do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo – espalhados pelo Brasil, América Latina e Portugal, realizando atendimento gratuito para milhares de crianças e jovens. Eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation, ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos, Fábio Bibancos é um Fellow Ashoka, rede de empreendedores sociais presente em 65 países. Hoje, a TdB é uma das cinco organizações com maior impacto social do planeta.

Em 2012, Fábio Bibancos criou o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. Inicialmente, o projeto atendeu mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB decidiu expandir o projeto para outros Estados com o apoio dos dentistas voluntários da rede. Atualmente, o programa já atendeu mais de 1.000 mulheres. Com a expansão internacional da TdB, Fábio Bibancos criou o prêmio Melhor Dentista do Mundo para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. http://bibancos.com.br/

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651