WABCO participa do Colloquium SAE e debate a recente legislação sobre controle de estabilidade em veículos comerciais

Publicado em em WABCO.

Especialista da WABCO será palestrante em painel sobre o impacto da obrigatoriedade do controle de estabilidade; empresa terá estande na exposição que acontecerá no Rio Grande do Sul

São Paulo, 18 de maio de 2017 – A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, será expositora e participará de um painel no 13º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios e Mostra de Engenharia, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio de 2017, em Caxias do Sul (RS). A WABCO mostrará como tornar caminhões e semirreboques mais seguros e eficientes para elevar a segurança nas estradas brasileiras. Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da WABCO, será um dos palestrantes no painel “Obrigatoriedade do controle de estabilidade para veículos comerciais – impactos da nova regulamentação”. Agora que o controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) será obrigatório também para os veículos comerciais no Brasil, a WABCO ressalta a importância dessa tecnologia, que juntamente com o sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), deixa os veículos comerciais mais seguros.

Assim como foi com o ABS, em 2013, a obrigatoriedade do ESC para todos os veículos novos a partir de 2022 (novas plataformas) e 2024 (plataformas correntes) representa importante passo para o avanço da segurança veicular no país. As novas tecnologias oferecem recursos que ajudam a reduzir riscos de acidentes, principalmente os que acarretam tombamento do veículo. A WABCO considera o controle de estabilidade extremamente importante para aplicação em veículos comerciais e já está pronta para atender o mercado. “A WABCO acredita que o novo marco legal, a Resolução 641, do Contran, aumentará a segurança e contribuirá para a redução de acidentes, a exemplo do que aconteceu com a adoção do sistema de controle de estabilidade em outras regiões do mundo”, diz Collobialli.

Legislação

A regulamentação para a obrigatoriedade do controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) para veículos comerciais foi divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, em 14 de dezembro de 2016. A resolução estabelece como obrigatória a instalação do sistema de controle de estabilidade em ônibus das categorias M2 e M3 (ônibus urbano não é obrigado a ter controle de estabilidade, exceto se for escolar), caminhões das categorias N2 e N3 e reboques e semirreboques das categorias O3 e O4. A efetiva produção de veículos com o controle de estabilidade inicia a partir de 2022, sendo que a partir de 2024, todos os veículos novos deverão ter o controle de estabilidade (ESC) enquanto que os implementos rodoviários (semirreboques) deverão ter o controle de rolagem ou capotamento.

GermanoCollobialliWABCO

Germano Collobialli

Graduado em engenharia industrial pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, Germano Collobialli está na WABCO desde 1986. Contribuiu diretamente, durante cinco anos, para o desenvolvimento de sistemas de freio para veículos comerciais em uma das principais montadoras do Brasil. Durante o período de 2010 a 2012 desenvolveu aplicação do sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) para reboques e semirreboques visando atendimento à normativa NBR 10966, vigente no Brasil como mandatória desde janeiro de 2013. Recentemente, está trabalhando em aplicação do controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC), que será obrigatório em todos os veículos zero quilômetro, a partir de 1 de janeiro de 2025. Com experiência crescente e ampla em engenharia, suas funções envolvem o contato direto com clientes, por meio da assistência técnica WABCO para o Brasil e para demais países da América do Sul. Atualmente é gerente de aplicação e assistência técnica da WABCO.

A 13ª edição do Colloquium Internacional SAE Brasil tem por objetivo reunir especialistas, expositores, profissionais e estudantes da área de freios para apresentar e discutir as novas tecnologias do segmento.

Serviço

24 e 25 de maio de 2017

WABCO no 13º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios e Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul

Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul (RS)

Mostra de Engenharia: WABCO estande 36

Dia 25 de maio de 2017, quinta-feira, às 15h45

Colloquium: painel “Obrigatoriedade do ESC para veículos comerciais – impactos da nova regulamentação”, palestrante Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da WABCO.

SAEBrasilLogo

 

 

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é uma empresa global líder no fornecimento de tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua na vanguarda em inovações para a assistência do motorista, sistemas de frenagem, controle de estabilidade, suspensão, transmissão automatizada e aerodinâmica. Em parceria com a indústria de transportes, uma vez que trilha o caminho para a condução autônoma, a WABCO também conecta de forma única caminhões, semirreboques, cargas, motoristas, parceiros de negócios e operadores de frotas, por meio de sistemas avançados de gerenciamento de frota e soluções móveis. A WABCO registrou vendas de US$ 2,8 bilhões em 2016. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a WABCO conta com 13 mil funcionários em 40 países. Para mais informações, visite wabco-auto.com.

Printec Comunicação

Eleni Rocha: eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br +55 11 99274 9761 | +55 11 5185 4977

Vanessa Godoy: vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br