Heróis à Vista, livro infantil que tem cão-guia e garotinha cega como protagonistas, será lançado neste domingo

Publicado em em Instituto IRIS.

IMG_9805

Heróis à vista é uma homenagem à história de Boris, personagem determinante na aprovação da lei que garante o acesso de cães-guia a locais de uso coletivo no Brasil. A obra, lançada pela Globo Livros, terá sessão de autógrafos no próximo domingo (12/3), 12 horas, no SESC Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822) com a participação de Thays Martinez – presidente e fundadora do Instituto IRIS – e do cão-guia Diesel.    

São Paulo, 10 de março de 2017 – Márcio Araújo, Guilherme Alvernaz e Thays Martinez convidam para o lançamento do livro Heróis à Vista. Lançamento da Globo Livros, pelo selo Globinho, a obra é voltada ao público infantil e conta a história de Boris, um cãozinho que desde pequeno sonhava em ser herói assim como seu pai e sua avó, o que significava tornar-se um cão-guia. Depois de enfrentar desafios e um treinamento pesado, Boris finalmente ganha a missão de ser o guia de Luiza, uma garotinha cega com muitas habilidades e a vontade de ser detetive e viver muitas aventuras pelo mundo. Idealizado por Thays Martinez – fundadora e presidente do Instituto IRIS – o livro contará com uma sessão de autógrafos neste domingo (12 de março), a partir das 12 horas, no SESC Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). O lançamento contará com a participação da idealizadora do livro e do cão-guia Diesel.

Heróis à vista, traz reflexões sobre a prática do desapego e como lidar com as diferenças, desmistifica a deficiência visual, mostrando que pessoas cegas podem ter uma vida normal, pois contam com o desenvolvimento dos demais sentidos e a ajuda de cães companheiros, como no caso de Luiza.

Sobre o livro

Heróis à vista transmite às crianças a importância do compromisso com a cidadania por meio de uma história de cumplicidade e esperança entre uma garotinha e seu cão-guia. Escrito por Márcio Araújo e com ilustrações de Guilherme Alvernaz, a publicação foi inspirada em Boris, cão-guia de Thays Martinez, idealizadora do livro e protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre desses animais por todo o Brasil. Thays – autora de Minha vida com Boris, publicado em 2011 pela Globo Livros –  é fundadora do Instituto IRIS, organização que é uma das pioneiras no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual. A ONG receberá parte da renda das vendas deste livro para investir na causa, ou seja, para vencer o desafio de aumentar o acesso das pessoas que querem um cão-guia a esse benefício.

Atualmente, o IRIS conta com uma lista composta por mais de 3 mil pessoas que aguardam a doação de um cão-guia. Além do objetivo de doá-los aos inscritos, Thays tem um sonho a ser realizado: criar uma estrutura para treinar cães-guia no Brasil, oferecer classes a instrutores e disseminar informações precisas sobre a enorme contribuição dos cães-guia na vida das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

 O autor

Márcio Araújo nasceu em Carapicuíba, São Paulo, em 1970. Estudou em escola pública, cursou mecânica, publicidade e artes plásticas. Escreveu para a TV Cultura, Globo, Canal Futura, Multishow e Disney Channel. Foi indicado em 2010 ao Prêmio Jabuti por seu livro Figurinha Carimbada, que virou peça teatral. Faz teatro com amigos na companhia Pocilgas & Cia. Toca violão, canta, desenha, mas sua paixão é escrever. É vegetariano, vive com Marcelo e o gato Nino.

O ilustrador

Guilherme Alvernaz nasceu em São Paulo, em 1966. Filho de artista, desenha desde sempre. Começou profissionalmente com seu pai aos dezesseis anos. Em 1985 largou a faculdade de Arquitetura para se dedicar à animação. Fez ilustrações para livros e quadrinhos, que também roteirizou. Hoje em dia dirige e anima filmes publicitários e de entretenimento, desenvolve e roteiriza projetos em animação, e agora volta a ilustrar livros.

A idealizadora

Thays Martinez nasceu em São Paulo, em 1974. É advogada, formada em Direito pela USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Thays é fundadora e presidente do Instituto IRIS, e foi protagonista no processo de elaboração e aprovação da lei que autoriza o trânsito livre dos cães-guia em todo o Brasil. Thays Martinez tem deficiência visual, é palestrante e autora do livro Minha vida com Boris, publicado pela Globo Livros.

Ficha técnica
Título: Heróis à vista
Autor: Márcio Araújo
Ilustração: Guilherme Alvernaz
Gênero: Infantojuvenil
Páginas: 32
Formato: 20,2X26,6
ISBN: 978-85-250-6324-3
            Preço: R$ 38,00
Editora: Globinho
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

INSTITUTO IRIS . THAYS MARTINEZ
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br
Camila Ramos
camila.ramos@printeccomunicacao.com.br
Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651

GLOBO LIVROS
Tatiana Dias
Nathalia Bottino
Fone: (11) 3767-7819 / 3767-7450
imprensaglobolivros@edglobo.com.br