Caminhão com tecnologias da WABCO é campeão do Dakar 2017

Publicado em em WABCO.

A WABCO é parceira de longa data para o fornecimento de tecnologias de alto desempenho para a Kamaz-master, equipe russa que já ganhou por quatorze vezes o enduro. Nesta edição, caminhões da Kamaz conquistaram as duas primeiras posições.

WABCODakar2017Kamaz-master

São Paulo, 17 de janeiro de 2017 – A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, é fornecedora de inúmeras de suas mais avançadas tecnologias de segurança de alta performance para a Kamaz-master, a equipe russa de competições de caminhões fora de estrada e campeã do rali Dakar 2017. Este ano, a fabricante russa Kamaz competiu com quatro caminhões e finalizou o enduro na primeira, segunda e quinta posições. A Kamaz-master é a equipe que mais ganhou títulos na competição, no total de quatorze.

Desde 1997, as tecnologias pioneiras de segurança WABCO fornecidas para a Kamaz têm contribuído significativamente para o sucesso contínuo da equipe. Em 2017, a WABCO equipou caminhões pesados da Kamaz-master com tecnologias líderes de mercado, tais como compressores de ar, secadores de ar, câmaras de freio, válvulas do circuito pneumático, servo embreagens e sistemas de suspensão pneumática controlada eletronicamente (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS).

O Dakar 2017 na América Latina terminou em 14 de janeiro, em Buenos Aires (Argentina). Desde a largada simbólica no dia 1º, em Assunção (Paraguai), a equipe da Kamaz-master teve participação notável durante as provas desafiadoras das doze etapas do enduro, que teve início no dia 2. O Dakar 2017, uma das mais difíceis corridas de resistência do mundo, teve percursos no Paraguai, Bolívia e Argentina.

O Dakar impõe o mais exigente teste tanto para equipes quanto para veículos. Esta foi a 39ª edição e teve 59 nacionalidades representadas, com mais de 500 pilotos em cerca de 300 veículos (motos, carros, caminhões e quadriciclos – com vitória de pilotos brasileiros). O torneio já teve 29 países sede, cinco deles na América do Sul.

Sugestão de legenda:

Equipe da Kamaz-master que ganhou o rali Dakar 2017, uma das mais difíceis provas de resistência do mundo.

Sobre a parceria WABCO Kamaz

O time Kamaz-master foi formado em 1988 e representa a Kamaz, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais da Federação Russa. A WABCO trabalha com a Kamaz desde 1992 e, atualmente, fornece sistemas eletrônicos de frenagem com controle eletrônico de estabilidade integrado, sistemas de freio antitravamento de rodas, freios a disco e a ar, suspensão pneumática controlada eletronicamente, bem como componentes para controles de frenagem e para caixa de câmbio. Visite o site Kamaz-master (http://www.kamazmaster.ru/en).

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é uma empresa global líder no fornecimento de tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua na vanguarda em inovações para a assistência ao motorista, sistemas de frenagem, controle de estabilidade, suspensão, transmissão automatizada e aerodinâmica. Parceira da indústria de transportes, uma vez que trilha o caminho para a condução autônoma, a WABCO também conecta de forma única caminhões, semirreboques, motoristas, cargas e operadores de frotas, via telemática, utilizando também soluções móveis e avançadas técnicas de gestão de frotas. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, e 12 mil funcionários em 39 países, a WABCO registrou vendas de US$ 2,6 bilhões em 2015. Para mais informações, visite wabco-auto.com.

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11 5185 4977 | +55 11 5185 4970

eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy

vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br