Colégio Pentágono adota plataforma premiada pela MIT Technology Review e melhora a qualidade de leitura dos alunos

Publicado em em Guten Educação e Tecnologia.

- Uma solução inovadora para engajar os estudantes jovens na leitura, utilizada pelo Colégio Pentágono ao longo do ano letivo de 2016, já apresenta bons resultados. Os professores registram a evolução na leitura, que pode ser medida pelo aumento do repertório, pela capacidade de avaliar o conteúdo de uma reportagem e pelo domínio da inferência. Com o uso da plataforma Guten News, os alunos do ensino fundamental aprimoram a capacidade de dedução e de tirar conclusões. 

- A plataforma foi criada pela Guten Educação e Tecnologia, empresa especialista em leitura com foco no desenvolvimento da compreensão leitora. A cada semana, o Guten News leva o mundo das atualidades para dentro de casa e das escolas, com conteúdos prazerosos, linguagem adequada ao público infantojuvenil e monitoramento da aprendizagem. Na missão de investir no letramento, a solução de leitura conquistou muitos educadores: 60 escolas adotam a plataforma no país, com mais de 20 mil usuários.   

- O Guten News foi um dos projetos vencedores da edição brasileira do prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos, da revista MIT Technology Review, e conquistou a premiação Inovação Social do Ano pela mesma publicação, que pertence ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – referência mundial na descoberta de talentos que usam a tecnologia para resolver problemas sociais. 

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São Paulo, 13 de dezembro de 2016 –  O índice de alunos alfabetizados que não compreendem o significado dos textos é alto no Brasil. Na prática, jovens e crianças não alcançam um nível satisfatório de letramento. Um bom nível de letramento só é possível quando o leitor de fato domina a leitura, com competências que permitem que tenha uma boa compreensão e interpretação dos textos; seja capaz de fazer conexões com outros conhecimentos; faça inferências; e possa distinguir fatos de opinião, entre outras habilidades. Como o nível de letramento é insatisfatório, há um forte efeito multiplicador negativo – uma vez que a leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento. Para se ter uma ideia da relevância do tema, 50% da deficiência em matemática está ligada à leitura, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões.

Com o uso da tecnologia e com uma linguagem que usa o jornalismo como instrumento, mais de 60 escolas brasileiras estão combatendo o baixo letramento com a plataforma Guten News. Entre elas está o Colégio Pentágono, que conta com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Segundo a coordenadora pedagógica geral do Fundamental I, Adriana Bulbovas, após dois meses de avaliação da plataforma, em 2015, o Colégio Pentágono adotou a ferramenta Guten News como parte do material didático. A solução é utilizada também pelo professor no planejamento das aulas. No quarto ano, os professores trabalham o gênero de texto opinativo; no quinto ano, o texto argumentativo. “O Guten News conversa com a demanda da escola e do aluno dessa faixa etária. Traz a notícia viva, a interação, e demanda um trabalho de interpretação; uma leitura competente e crítica”, afirma Adriana.

A coordenadora conta que, ao final de cada leitura, as questões propostas ao aluno trabalham competências que compõem uma interpretação integral do texto. Ao mesmo tempo, a solução Guten Pro oferece ao professor relatórios detalhados do tempo de leitura e acertos na interpretação, por exemplo. Com base nesse relatório, o professor pode planejar aulas mais focadas em demandas específicas do aluno, de forma mais personalizada. “Quando comparamos o portfólio do aluno vemos a evolução na leitura, que pode ser medida pelo aumento do repertório, pela capacidade de avaliar o conteúdo de uma reportagem e pelo domínio da inferência – os alunos aprimoram a sua capacidade de dedução e de tirar conclusões. Ao trabalharmos com uma geração que possui muita informação mas pouca capacidade de fazer inferências, vemos o ganho de habilidade; a conquista e capacitação. Hoje, esses alunos se tornaram leitores mais críticos e produtores de textos com qualidade e domínio da Língua Portuguesa”, avalia Adriana, acrescentando que a plataforma traz uma aprendizagem mais norteadora e focada.

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A plataforma foi um dos projetos vencedores da edição brasileira do prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos, da revista MIT Technology Review, que reconheceu as dez maiores inovações do Brasil em 2015. No mesmo ano, foi selecionada também como Inovação Social do Ano pela mesma publicação. A publicação pertence ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que é considerado uma referência mundial na descoberta de talentos que usam a tecnologia para resolver problemas sociais.

“Acredito no poder transformador da leitura desde pequena, a partir inclusive da história de meu pai, imigrante alemão que não foi aceito em escolas brasileiras por conta da língua, mas aperfeiçoou-se na leitura e, autodidata, tornou-se poliglota e executivo bem-sucedido de empresas”, afirma Danielle Brants, criadora da solução.

Plataforma Guten News

A plataforma de leitura Guten News contém textos jornalísticos escritos em linguagem adequada ao público infantojuvenil e sequências de atividades “gamificadas” que desenvolvem a capacidade de compreender e de interpretar textos. Cada jogo avalia diferentes habilidades de leitura envolvidas na compreensão dos textos jornalísticos presentes na plataforma: por meio do uso de games, o público infantojuvenil é motivado a ler artigos atuais que trazem conexões com o mundo e ampliam seu repertório cultural. O uso de textos sobre atualidades propicia a contextualização dos conteúdos escolares, sintonizando as escolas com os acontecimentos recentes da sociedade.

Após os alunos lerem e realizarem as atividades na plataforma, o professor pode acessar a ferramenta analítica que reúne todas as informações sobre a leitura dos alunos. Os educadores recebem relatórios para que possam intervir de forma personalizada com seus alunos, mapeando suas habilidades de leitura de forma prática e efetiva, de acordo com a matriz de referências do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Com isso, a plataforma contempla alunos, professores e gestores escolares:

-       alunos: contam com jogos de leitura que os motivam a ler enquanto conhecem mais sobre o mundo ao seu redor;

-       professores: contam com material didático atualizado toda semana;

-       gestores de escolas: contam com uma ferramenta de avaliação da competência leitora que não requer a aplicação de provas e simulados e que fornece dados semanais de acompanhamento continuado;

“Uma das questões principais para a compreensão leitora dos estudantes e das pessoas em geral é o engajamento – é preciso ter uma atitude positiva frente ao texto. Depois disso, vem a conquista da proficiência. No que se refere ao engajamento, é importante o papel das novas mídias”, destaca Danielle Brants, criadora da plataforma. O acesso ao aplicativo Guten News pode ser realizado via internet, o que permite aos jovens, seus pais e adultos em geral desenvolver a competência leitora também fora da escola (www.gutennews.com.br).

“Queremos transformar a maneira como a leitura é realizada em casa e no ambiente escolar, causar impacto na vida dos jovens brasileiros, transformar o modo como enxergam o mundo e ampliar seus horizontes, acreditando que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade. O atributo de ser um bom leitor é uma das formas mais democráticas de ampliar as fronteiras de vida do indivíduo”, afirma Danielle.

Sobre a Guten Educação e Tecnologia

Empresa da área de educação que tem a missão de transformar estudantes em leitores proficientes e engajados, a Guten Educação e Tecnologia oferece uma plataforma de leitura para o ensino fundamental com conteúdos interativos e engajadores para alunos, planos de aula que dão suporte aos professores e avaliação continuada das competências leitoras. Desenvolvidas por especialistas em educação e tecnologia, as soluções da Guten – Guten News e Guten Pro – são únicas no segmento educacional: aliam interface, conteúdos prazerosos e didática para engajar estudantes na leitura, ao mesmo tempo em que permitem o acompanhamento contínuo.

A plataforma avalia de acordo com os 21 descritores de Língua Portuguesa estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para dimensionar a competência em leitura e as matrizes de referência e parâmetro para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e para a Prova Brasil (testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, utilizados para diagnósticos em larga escala com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro). www.gutennews.com.br.

Recentemente, a Guten foi selecionada para o projeto global Project Literacy Lab (http://projectliteracylab.com/), primeira parceria internacional coordenada pela Pearson e Unreasonable Group com foco em acelerar iniciativas que permitam reduzir o analfabetismo no mundo até 2030. Segundo o Project Literacy, existem 757 milhões de pessoas no mundo consideradas analfabetas ou semianalfabetas. Para ampliar a conscientização sobre o problema, o Literacy Lab tem desenvolvido a campanha Alphabet Of Illiteracy, baseada em um filme que ganhou o Leão de Cannes na categoria Grand Prix (https://www.youtube.com/watch?v=U0Ezto8HG_8), com o mote “Se nós ajudarmos as pessoas a ler e a escrever, nós ajudaremos a resolver os maiores problemas do mundo”.
 

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