Cultura de inovação contínua para salvar vidas

Publicado em em Prêmio Empreendedor Social.

MAGNAMED

Filho de imigrantes japoneses e ex-lavrador, o engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) Tatsuo Suzuki fundou a Magnamed para desenvolver produtos hospitalares de alta tecnologia e baixo custo. Criou um ventilador pulmonar portátil revolucionário, que equipa ambulâncias e hospitais Brasil afora, ajudando a salvar vidas nos rincões do país. Mais leve, simples de operar e eficiente, o equipamento já foi vendido para 40 países, espalhando seu impacto social pelo mundo.

O empreendedor Tatsuo Suzuki é um dos finalistas do Prêmio Empreendedor Social, concurso que seleciona os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil.

São Paulo, 1º de dezembro de 2016 – Aos dez anos, o filho de imigrantes japoneses já demonstrava talento para invenção. Tatsuo Suzuki desenvolveu engenhocas para auxiliar o pai na cultura de frutas. Em uma delas, usou madeira para construir um equipamento que cortava e colava sacos de papel, usados para proteger as frutas. Em outra ocasião, criou um mecanismo para limpar o galinheiro. O sonho, porém, era se tornar médico. O avô, estudante de medicina na juventude, largou o curso no Japão para mudar para o Brasil – mas cuidou de muitas pessoas na fazenda onde morava, no interior paulista. Na adolescência, uma notícia sobre o médico Kentaro Takaoka, que inventou um respirador usado em cirurgias, trouxe inspiração. Tatsuo Suzuki cursou Engenharia Mecânica no ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) e se especializou na área biomédica.

No Instituto do Coração (Incor) construiu a carreira ao longo de 16 anos. Em 1990, um lance do destino o fez ser contratado pela Takaoka, fabricante nacional de equipamentos médicos, fundada pelo famoso inventor que o inspirou na adolescência. Na empresa, conheceu os sócios Wataru Ueda e Toru Miyagi, engenheiros eletrônicos. Juntos, criaram a Magnamed – que nasceu na garagem da casa da mãe de um deles.

A Magnamed é uma empresa brasileira voltada para o mercado de cuidados críticos e ventilação pulmonar. A missão de “ajudar a preservar vidas inovando continuamente na produção de ventiladores pulmonares de transporte e UTIs” se traduz no lançamento de produtos que já estão no mercado internacional. Os equipamentos se destacam pela facilidade de uso, confiabilidade e preços acessíveis. A inovação teve início com o desenvolvimento do ventilador pulmonar de transporte OxyMag – desenhado com foco no usuário, com preço competitivo, capaz de ventilar de recém-nascidos a adultos. É o equipamento mais leve e simples de usar no mercado, o que representa um ganho de tempo, sobretudo em atendimentos de emergência.

No Brasil, cerca de 72% da população depende exclusivamente do SUS para a utilização de serviços de saúde. Apesar de oferecer atendimento gratuito e universal, o sistema tem uma série de problemas em relação à qualidade e ao acesso. De acordo com o Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde, de 2014, um dos problemas mais graves é a ausência de equipamentos ou a presença de equipamentos obsoletos não instalados ou sem manutenção: 77% dos hospitais do SUS relataram bloqueio de leitos por falta de equipamentos mínimos.

O empreendedor sempre estudou em escolas e universidades públicas. É nítido o sentimento de gratidão pela educação oferecida gratuitamente durante toda a vida acadêmica. Por esse motivo, demonstra forte desejo de retribuir ao Brasil tudo que recebeu. A Magnamed é parte dessa retribuição, ao gerar tecnologia nacional de ponta que cria empregos, contribui com impostos e fabrica equipamentos importantes a preços acessíveis. “O objetivo sempre foi desenvolver produtos médicos de alta qualidade, alta tecnologia e a um preço acessível. O primeiro produto foi um ventilador pulmonar para transporte de pacientes. Um produto inovador, fácil de usar. Exportamos para África do Sul e hoje está em mais de 40 países e em municípios remotos do Brasil. Agora buscamos desenvolver mais produtos inovadores para salvar muita vidas”, afirma Suzuki.

Inovação e resultados

Os produtos da Magnamed trazem inovações de caráter técnico, como o sistema pneumático desenvolvido para os ventiladores. Nos equipamentos de concorrentes, é comum ter no sistema pneumático um emaranhado de fios e cabos, que podem causar vazamentos. O equipamento da Magnamed foi desenhado de forma integrada e enxuta, sem cabos soltos, o que garante mais segurança e menor risco. Inovadora nos detalhes e com preços competitivos, a marca tem grande valor no mercado. Entre as nacionais, é reconhecida por profissionais da saúde como a de maior qualidade e é comparada a marcas estrangeiras.

Faça simples, faça melhor. Estampado em paredes da fábrica e do escritório, o lema da empresa representa a essência da cultura de inovação da organização.

“A Magnamed quer ser reconhecida como uma empresa que inova de forma inteligente”, diz Tatsuo Suzuki. Essa cultura é praticada principalmente na área de engenharia, onde os profissionais são incentivados a buscar soluções mais simples e melhores para qualquer problema ou demanda apresentados. Isso vale desde a resolução de um pequeno problema técnico até o desenvolvimento de um novo produto.

Recentemente, após conseguir ter dois produtos provados e reconhecidos no mercado, a empresa começou a investir em articular parcerias de pesquisa e desenvolvimento de produtos, um dos grandes impulsionadores da cultura de inovação contínua atual da organização.

Hoje, a Magnamed mantém parcerias com universidades e hospitais como Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo, Hospital das Clínicas e Albert Einstein, todos em São Paulo. Em 2014, a empresa assinou um contrato de financiamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Em 2015, recebeu uma segunda rodada de investimento da Vox Capital, fundo voltado para negócios de impacto social.  O faturamento bruto da empresa brasileira que sonha em se tornar a “Embraer da Saúde” foi de R$ 20 milhões em 2015, um crescimento de 42% em relação a 2014.
 

PREMIAÇÃO

Criado em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora do concurso no mundo –, o Prêmio Empreendedor Social tem o objetivo de selecionar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental.

O Folha Empreendedor Social de Futuro, por sua vez, é dedicado aos líderes sociais de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Criada pela Folha de S. Paulo em 2009, essa premiação utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

O Empreendedor Social é patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, Coca-Cola e pelo IEL, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria. O prêmio tem a LATAM Airlines Brasil como transportadora oficial e apoio da Porto Seguro. Entre os parceiros estratégicos, estão Fundação Dom Cabral, ESPM e UOL.

O Folha Empreendedor Social de Futuro, por sua vez, é dedicado aos líderes sociais de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Criada pela Folha de S. Paulo em 2009, essa premiação utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

O Empreendedor Social é patrocinado por Coca-Cola, Vivo, IEL, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, e Fundação Banco do Brasil. O prêmio tem a LATAM Airlines Brasil como transportadora oficial e apoio da Porto Seguro. Entre os parceiros estratégicos, estão Fundação Dom Cabral, ESPM e UOL.

 

1Novo_Patrocinadores e parceiros_26Outubro 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Giacometti de Godoy
vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651