Estudo confirma eficácia do sistema OnGuard, da WABCO, na mitigação de colisões

Publicado em em WABCO.

Realizado nos Estados Unidos, o estudo evidencia que veículos comerciais equipados com sistemas de mitigação de colisão e de aviso de saída da faixa de rodagem previnem acidentes

WABCOOnGuard

São Paulo, 28 de novembro de 2016 – Os resultados de um estudo de campo feito nos Estados Unidos evidenciam claramente os benefícios de segurança oferecidos pelos sistemas de mitigação de colisão OnGuard™ (Collision Mitigation System – CMS) e de aviso de saída da faixa OnLane™ (Lane Departure Warning – LDW), da WABCO, que avisa o motorista se o veículo estiver saindo da faixa de rodagem. O estudo de campo realizado em âmbito federal pela NHTSA (sigla para National Highway Traffic Safety Administration), agência governamental norte-americana responsável pela segurança no trânsito, revelou que, por um período de doze meses, caminhões equipados com sistemas anticolisão tiveram menos colisões frontais do que veículos sem o sistema. Em todo o país, participaram do estudo 150 caminhões equipados em 2013 com produtos da WABCO e de um outro fornecedor, conduzidos por cerca de 170 motoristas de sete frotas; os veículos registraram mais de 3 milhões de milhas e 110 mil horas de funcionamento. Os sistemas operaram conforme planejado.

O estudo confirmou a relevância destas tecnologias de mitigação de acidentes para a segurança veicular. O desempenho dos produtos WABCO também proporciona ao frotista o retorno do investimento feito no sistema, com redução de custos estimada em até 87%, relacionada a colisões traseiras. Responsáveis por segurança nas frotas relataram que recomendariam a tecnologia anticolisão como equipamento de série em veículos comerciais.

Para avançar na prevenção de colisões traseiras, a WABCO lançou recentemente o OnGuardACTIVE™, com melhorias adicionais em relação ao OnGuard. O OnGuardACTIVE, além de detectar movimento ou objetos parados na estrada, também aciona de forma autônoma o sistema de freios, quando for apropriado. O novo sistema também detecta risco de colisão traseira em condições de visibilidade limitada. O poderoso radar tem sensor de 77GHz – com alcance cinco vezes maior que radares de 24GHz –, portanto, a precisão é 30% maior do que a encontrada em sistemas alternativos. Em setembro, a WABCO apresentou o OnGuardMAX™, sistema avançado de frenagem de emergência (Advanced Emergency Braking System – AEBS), que prevê a frenagem para caminhões e ônibus confrontados com veículos parados ou em movimento à sua frente. A WABCO é o primeiro fornecedor independente de sistemas OEM da indústria a oferecer o AEBS, e o OnGuardMax é um marco de tecnologia avançada que permite à condução autônoma de veículos comerciais avançar ainda mais. O estudo de campo NHTSA não avaliou o OnGuardACTIVE nem o OnGuardMAX.

As novas tecnologias WABCO têm potencial para mitigar em até 100% a possibilidade de colisão traseira. As lições aprendidas com o estudo, bem como mais de nove anos de experiência e 120 mil sistemas em operação em 267 frotas, vão ajudar a WABCO a melhorar continuamente o desempenho e as características dos sistemas de segurança. “O OnGuard é um sistema eletrônico 100% confiável. É a `cereja do bolo do ESC`, o controle de estabilidade que poderá se tornar obrigatório para os veículos novos no Brasil num futuro próximo”, diz Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO.

Assistência ao motorista

Além de melhorar a segurança veicular, o OnGuard presta assistência ao motorista. O OnGuard é um sistema à base de radares integrado a sistema de segurança ativa para mitigação de colisão (Collision Mitigation System – CMS), sistema de alerta de colisão (Collision Warning System – CWS) e controle de velocidade cruzeiro (Adaptive Cruise Control – ACC). É um assistente do condutor que tem potencial para ajudar o motorista a reconhecer e a responder a situações perigosas, tais como colisão traseira por maior proximidade de um veículo. Contudo, o motorista deve permanecer no controle do veículo e decidir as ações necessárias para a operação segura, tão logo receba os sinais de alerta, visíveis e audíveis, do OnGuard. O motorista deve tomar a ação corretiva apropriada em resposta ao aviso de colisão. O OnGuardACTIVE proporciona ainda mais eficácia e conforto ao motorista. Para a segurança avançada do semirreboque, a WABCO dispõe do TailGUARD™, que realiza o monitoramento constante quando o movimento é de marcha à ré e também aciona os freios autonomamente em caso de necessidade, de acordo com a distância mínima definida.

A WABCO América do Sul, líder de mercado em ABS, controle eletrônico de estabilidade, sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência para veículos comerciais, conta com um amplo portfólio de produtos para segurança avançada; eficiência operacional; otimização de carga; redução de consumo de combustível e de emissão de gás carbônico; e para a eficácia e conforto do motorista (Advanced Driver Assistanced Driver Assistance Systems – ADAS).

Para mais informações, telefone para 0800 70 70 885. Veja dicas sobre produtos WABCO no Facebook. https://pt-br.facebook.com/wabcobrasiloficial. 

WABCO América do Sul

Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (AntiLock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO University, para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é uma empresa global líder no fornecimento de tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua na vanguarda em inovações para a assistência ao motorista, sistemas de frenagem, controle de estabilidade, suspensão, transmissão automatizada e aerodinâmica. Parceira da indústria de transportes, uma vez que trilha o caminho para a condução autônoma, a WABCO também conecta de forma única caminhões, semirreboques, motoristas, cargas e operadores de frotas, via telemática, utilizando também soluções móveis e avançadas técnicas de gestão de frotas. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, e 12 mil funcionários em 39 países, a WABCO registrou vendas de US$ 2,6 bilhões em 2015. Para mais informações, visite wabco-auto.com.

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11 5185 4977 | +55 11 5185 4970

eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy: vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br