Instituto IRIS participa do Salão do Automóvel; celebridades caninas estarão no estande da organização nesta quarta-feira

Publicado em em Instituto IRIS.

O Instituto IRIS é uma organização sem fins lucrativos, que é pioneira no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual. Hoje, quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 17 horas, o estande da organização – instalado na Rua B – contará com a presença de cães-celebridades do Instagram, que apoiam a causa. Estão confirmadas as presenças da cão-terapeuta Bella, The Samoyed; Bob & Marley; Gael; e Bento. Juntos, os voluntários caninos têm mais de 350 mil seguidores. 

São Paulo, 16 de novembro de 2016 Os visitantes do Salão Internacional do Automóvel vão poder conferir muito mais do que as tendências do mercado automotivo, representadas pelos 100 lançamentos de 32 marcas. Isso porque, o Instituto IRIS – pioneiro no Brasil na difusão do cão-guia como facilitador do processo de inclusão da pessoa com deficiência visual – leva ao evento a oportunidade de engajamento em uma causa de responsabilidade social. A convite da organização do Salão, o IRIS montou um estande na Rua B com produtos e informações sobre a causa. Na compra de chaveiros, pelúcias, livros e uma infinidade de produtos associados à temática, o consumidor estará auxiliando a sustentabilidade da organização não governamental.

Uma das atrações do estande no Salão do Automóvel será a presença de voluntários caninos. Hoje, quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 17 horas, cães que são celebridades do Instagram estarão no local, apoiando a causa. Entre as presenças confirmadas: Bella, The Samoyed (cão-terapeuta com 19, 2 mil seguidores); Bob & Marley (298 mil seguidores); Gael (29,2 mil seguidores); e Bento (482 seguidores). Juntos, os pets têm mais de 350 mil seguidores.

Segundo Thays Martinez, fundadora e presidente do Instituto IRIS, a lista de pessoas com deficiência visual que aguardam um cão-guia ultrapassa a marca de 3 mil. Há, ainda, os que têm cães-guia que precisam se aposentar após alguns anos de trabalho. Segundo a advogada, tutora do labrador Diesel, muitas pessoas com deficiência visual entram em contato com o IRIS em busca da conquista de independência e qualidade de vida. “Dá um aperto no coração, porque sei o quanto é difícil no Brasil alguém conseguir ter um cão-guia. O que digo às pessoas que esperam por um cão-guia é que não desistam desse sonho, porque vale a pena lutar pela realização. Mas, precisamos lembrar que um sonho deve ser algo que nos motive a seguir sempre em frente, não um obstáculo que nos mantém parados. Essa é a razão de ser e a motivação do Instituto IRIS”, afirma Thays, acrescentando que em 2016 a organização viabilizou a doação de quatro cães-guia.

A participação do Instituto IRIS no Salão do Automóvel tem o objetivo de mobilizar a sociedade para que transforme uma triste estatística. No Brasil há uma estimativa de 100 cães-guia que ajudam pessoas com deficiência visual ou com baixa visão a se locomoverem e a se sentirem incluídas socialmente. Em contrapartida, o país possui 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual – 582 mil cegos e seis milhões com baixa visão, de acordo com o Censo 2010, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Temos que aumentar o acesso das pessoas que querem um cão-guia à esse benefício”, afirma Thays.

Erséa Maria Alves, vice-presidente e coordenadora de Eventos do IRIS, conta que a formação de um cão-guia é lenta, requer investimento, cuidados especiais e é um trabalho que só pode ser executado por profissionais especializados. Depois de formado, o cão-guia é entregue gratuitamente à pessoa com deficiência visual inscrita no IRIS. “Estaremos reunidos no Salão Internacional do Automóvel para convidar a população a enxergar e apoiar a nossa causa”, explica Erséa, que participará do evento com o cão-guia Toby.

 

SOBRE O SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL

Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente; em 2016 o evento deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

Serviço

Data: até 20 de novembro

Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô) www.salaodoautomovel.com.br

 

SOBRE O IRIS

O Instituto IRIS, entidade sem fins lucrativos, foi fundado em 2002, em São Paulo (SP), com a missão de desenvolver atividades que acelerem o processo de inclusão social das pessoas com deficiência visual. A prioridade institucional é a difusão do cão-guia como grande facilitador do processo de inclusão. O Instituto é um dos poucos no Brasil com um instrutor reconhecido pela International Guide Dog Federation (Inglaterra), especialmente qualificado pela Royal New Zealand Foundation for the Blind – Guide Dog Services (Nova Zelândia) entre 1996 e 1999. www.iris.org.br

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de imprensa voluntária
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Betânia Lins
betania.lins@printeccomunicacao.com.br
Fone:  (11) 5185-4974 // celular: (11) 99274-9651
Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br
Fone: (11) 5185-4982