Guten ajuda crianças e jovens a se tornarem bons leitores e eleitores

Publicado em em Guten Educação e Tecnologia.

Empresa especialista em leitura, a Guten Educação e Tecnologia traz temas atuais e relevantes em linguagem adequada ao público infantojuvenil, fazendo com que amplie seus conhecimentos, desenvolva suas habilidades leitoras e possa se posicionar diante de fatos atuais, sem ser apenas “levado pela onda”.

GutenNewsEleições2

São Paulo, 6 de outubro de 2016 – Dos mais de 146 milhões de eleitores registrados para ir às urnas no dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos em todo o Brasil, 41,5 milhões (28,3%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental e 7 milhões disseram ser analfabetos, segundo dados de junho do Tribunal Superior Eleitoral. Por outro lado, grande parte dos futuros eleitores – crianças e jovens – desconhece quais são as responsabilidades de um prefeito e a importância de avaliar ideias e de conhecer os programas dos candidatos para promover mudanças e reduzir a desigualdade nas cidades.

Para ajudar a mudar essa realidade, a plataforma Guten News, da Guten Educação e Tecnologia – empresa especialista em leitura que tem a missão de transformar estudantes em leitores proficientes e engajados –, traz conteúdos atuais para crianças e jovens estudantes do quarto ao nono ano do ensino fundamental. Para as eleições municipais, o Guten News preparou um conteúdo especial, com informações sobre o que faz um prefeito, de onde vêm os recursos de uma prefeitura, por que é importante conhecer as ideias e programas dos candidatos, como os prefeitos podem ajudar a promover mudanças e a reduzir as desigualdades, e outros temas. A cada semana, o Guten News traz aos jovens o mundo das atualidades, com sequências de atividades interativas relacionadas aos textos, de forma amigável e motivadora. Para Danielle Brants, fundadora e diretora da Guten, “ser um bom leitor é uma das formas mais democráticas de ampliar as fronteiras de vida do indivíduo”.

O aumento dos votos nulos e em branco, e das abstenções, em todo o país, não revela apenas desilusão e desinteresse de parte das pessoas em relação à política, segundo Danielle. “Há também muito desconhecimento e, no caso do público infantojuvenil em especial, faltam fontes adequadas de informação que abordem os temas políticos e econômicos de forma simples e motivadora, para que crianças e jovens possam, no futuro, tornar-se bons leitores e eleitores.”

Na missão de investir no letramento, Danielle já conquistou muitos educadores: mais de 50 escolas adotam a plataforma de leitura Guten no país, com mais de 20 mil usuários. Desenvolvidas por especialistas em educação e tecnologia, as soluções da Guten – Guten News e Guten Pro – são únicas no segmento educacional: aliam interface, conteúdos prazerosos e didática para engajar estudantes na leitura, ao mesmo tempo em que permitem o acompanhamento contínuo. Todas as atividades relacionadas aos textos são desenvolvidas visando o desenvolvimento das habilidades leitoras. No caso do conteúdo sobre as eleições, por exemplo, antes de conhecer as atribuições de um prefeito, o leitor, ao entrar na plataforma, é convidado a fazer uma lista sobre quais acha que devem ser as tarefas de um prefeito. Depois lê uma entrevista com um especialista sobre o assunto. Na sequência, participa de um quiz que ajuda na compreensão do texto, testa os conhecimentos aprendidos e, ao final, pode fazer uma lista de pedidos que gostaria de encaminhar ao prefeito. Tudo de forma interativa e motivadora. Para participar, de forma gratuita, é só acessar www.gutennews.com.br e fazer o cadastro.

“Acredito no poder transformador da leitura. Infelizmente, nossos jovens são alfabetizados, mas não sabem compreender o significado dos textos, muitas vezes não conseguem extrair o sentido do que leem, como revelam as estatísticas”, diz Danielle. Ser proficiente em leitura significa dominar habilidades e não apenas decodificar letras ou palavras. Envolve também a interpretação: fazer inferências, diferenciar fatos de opinião e fazer conexões com outros conhecimentos.

A iniciativa de criação da Guten foi um dos projetos vencedores da edição brasileira do prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos, da revista MIT Technology Review, que reconheceu as 10 maiores inovações do Brasil em 2015. No mesmo ano, a Guten foi selecionada também como Inovação Social do Ano pela mesma publicação. A publicação pertence ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que é considerado uma referência mundial na descoberta de talentos que usam a tecnologia para resolver problemas sociais.

O poder transformador da leitura

Administradora de empresas pela Fundação Getulio Vargas, Danielle Brants percorreu uma bem-sucedida carreira na área financeira em empresas como Morgan Stanley & Co, G5 Advisors / Evercore Partners e General Electric. Mas tinha um sonho que a fez mudar de rumo: queria investir seu talento em algo realmente transformador. Decidiu então tornar-se empreendedora e criou a Guten Educação e Tecnologia, na certeza de que a transformação do país passa essencialmente pela educação e, mais especificamente, pelo poder transformador da leitura.

Foi assim que surgiu a Guten, empresa especialista em leitura, fundada em 2014 por Danielle com a missão de transformar estudantes em leitores proficientes e engajados. A Guten oferece uma plataforma de leitura para o ensino fundamental com conteúdos interativos e engajadores para alunos, planos de aula que dão suporte aos professores e avaliação continuada das competências leitoras.

“Acredito no poder transformador da leitura desde pequena, a partir inclusive da história de meu pai, imigrante alemão que não foi aceito em escolas brasileiras por conta da língua, mas aperfeiçoou-se na leitura e, autodidata, tornou-se executivo bem-sucedido de empresas”, diz Danielle.

DanielleBrants,Guten-DivulgaçãoDouglasLuccena1136

Recentemente, em junho, a Guten foi selecionada para o projeto global Project Literacy Lab (http://projectliteracylab.com/), primeira parceria internacional coordenada pela Pearson e Unreasonable Group com foco em acelerar iniciativas que permitam reduzir o analfabetismo no mundo até 2030. Segundo o Project Literacy, existem 757 milhões de pessoas no mundo consideradas analfabetas ou semianalfabetas. Para ampliar a conscientização sobre o problema, o Literacy Lab tem desenvolvido a campanha Alphabet Of Illiteracy, baseada em um filme que ganhou o Leão de Cannes na categoria Grand Prix (https://www.youtube.com/watch?v=U0Ezto8HG_8), com o mote “Se nós ajudarmos as pessoas a ler e a escrever, nós ajudaremos a resolver os maiores problemas do mundo”.

Aprendizado inadequado de leitura

No Brasil, de acordo com dados de 2012 do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o desempenho em leitura dos estudantes brasileiros sinaliza para um grau de aprendizagem inadequado. O Brasil somou 410 pontos em leitura e ficou 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, idealizadora do Pisa), ficando em 55º lugar na lista com 76 países. Dos estudantes com 15 anos, 50% não atingem o nível básico em leitura e apenas 0,5% alcança o nível máximo de proficiência, segundo dados do Pisa.

Além disso, ao longo da vida escolar, nota-se uma piora no nível de leitura. Segundo dados consolidados pela Guten a partir da Prova Brasil (testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, utilizados para diagnósticos em larga escala com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro), os resultados são decrescentes: no quinto ano, 60% dos alunos têm aprendizado inadequado da leitura; e no nono ano, quando se espera que esse índice seja menor, há uma piora: 77% dos alunos têm aprendizado inadequado, com classificação entre básico e insuficiente (ver quadro).

Resultados decrescentes

Grau de aprendizado Quinto ano Nono ano
Adequado

Avançado: 13%

Avançado: 3%

Proficiente: 27%

Proficiente: 20%

Totais

40%

23%

Inadequado

Básico: 36%

Básico: 52%

Insuficiente: 24%

Insuficiente: 25%

Totais

60%

77%

Fontes: QEdu, Prova Brasil, Instituto Paulo Montenegro.

“Essa realidade tem um efeito multiplicador negativo sobre o avanço do conhecimento entre os jovens brasileiros, uma vez que a leitura é uma competência fundamental, que perpassa todas as áreas. Se o aluno tem dificuldades na leitura, essa deficiência irá se repetir nas outras disciplinas, prejudicando seu acesso ao conhecimento em outras áreas”, afirma Danielle. “A leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento”, destaca.

Guten Educação e Tecnologia

Empresa da área de educação que tem a missão de transformar estudantes em leitores proficientes e engajados, a Guten Educação e Tecnologia oferece uma plataforma de leitura para o ensino fundamental com conteúdos interativos e engajadores para alunos, planos de aula que dão suporte aos professores e avaliação continuada das competências leitoras. Desenvolvidas por especialistas em educação e tecnologia, as soluções da Guten – Guten News e Guten Pro – são únicas no segmento educacional: aliam interface, conteúdos prazerosos e didática para engajar estudantes na leitura, ao mesmo tempo em que permitem o acompanhamento contínuo.

O Guten News é uma ferramenta de leitura de notícias em linguagem adequada aos alunos, com conteúdos engajadores. Contém sequências de atividades que trabalham os conhecimentos prévios e a verificação da compreensão do texto, de modo interativo, desafiador e construtivo. O Guten Pro é uma ferramenta de acompanhamento para o professor e equipe gestora da escola, que mapeia quais as lacunas de aprendizagem em leitura de cada aluno e cada turma. Ao mapear a evolução dos estudantes nas competências leitoras e detectar as áreas de melhorias específicas para cada aluno, o Guten Pro direciona as melhores intervenções pedagógicas, fomentando a possibilidade de personalização da aprendizagem.

A plataforma avalia de acordo com os 21 descritores de Língua Portuguesa estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para dimensionar a competência em leitura e as matrizes de referência e parâmetro para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e para a Prova Brasil (testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, utilizados para diagnósticos em larga escala com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro).

www.gutennews.com.br.

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11  5185 4977 | +55 11  5185 4970

eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br