Pesquisa aponta que 54% dos negócios de impacto social acelerados pretendem captar recursos de até R$ 1 milhão

Publicado em em Din4mo.

1Imagem_Din4mo3Pesquisa conduzida pela Din4mo em parceria com a Artemisia revela que 80% dos negócios de impacto necessitam de recursos para crescer; desses, 54% pretendem captar até R$ 1 milhão. A maior demanda é por capital semente.

São Paulo, 27 de junho de 2016 – A demanda por capital é um fator crítico não apenas para as startups de tecnologia, mas para os negócios de impacto social. Um estudo mostra que mais de 80% dos negócios que passaram pelo processo de aceleração buscam investimento para ganhar escala; desses, 54% pretendem captar até R$ 1 milhão. A pesquisa Empreendedores de Impactorevela que 23% dos empreendedores estão em busca de cifras entre R$ 101 mil e R$ 300 mil; 15% entre R$ 301 mil e R$ 1 milhão; 19% entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões; e 11% dos entrevistados, acima de cinco milhões. Para 16% dos empreendedores, o ideal de captação está na casa dos R$ 100 mil. A análise da expectativa de investimentos pretendidos pelos empreendedores de impacto comprova que a principal demanda é por seed (capital semente). Essas são algumas das conclusões da pesquisa conduzida pela consultoria Din4mo em parceria com a Artemisia.

Segundo o economista Haroldo Torres, coordenador da pesquisa e sócio-diretor da Din4mo, 4% almejam entre R$ 5 milhões e R$ 20 milhões; e 2% acima de R$ 20 milhões. “É interessante registrar que 7% dos empreendedores entrevistados não sabem a quantia adequada às necessidades da empresa. Sabemos que poucos negócios têm maturidade suficiente para acessar capital antes de atingirem retornos conhecidos no mercado e, com esse diagnóstico, criamos o programa Inovadores de Impacto para promovermos a evolução dos empreendimentos no espectro de retornos possíveis”, afirma.

Planejar a captação de recursos, antecipando-se aos riscos que surgirão ao longo da jornada do empreendedor, mostra-se essencial para manter a saúde de qualquer negócio. A obtenção de linha de crédito em bancos costuma ser mais factível quando o empreendedor tem um saldo positivo na instituição bancária. Entretanto, os empreendedores costumam relegar a gestão financeira ao segundo plano; costumam focar no que gostam e sabem fazer – comportamento que se mostra desastroso.

“O capital financeiro deve ser visto como uma ponte entre o hoje e o amanhã, pois ele viabiliza uma organização a continuar a existir quando ainda não chegou ao equilíbrio – ou a se expandir quando tiver chegado o momento certo”, avalia Marco Gorini, sócio-diretor da Din4mo, acrescentando que mesmo quando o empreendedor quer evitar o mercado financeiro, ele inevitavelmente fará parte da vida de qualquer empreendimento com planos de expansão. O economista, em parceria com Haroldo Torres, é autor do livro Captação de recursos para startups e empresas de impacto. Torres salienta que é crucial discernir e escolher o tipo de recurso a ser buscado. “O empreendedor também terá que construir conexões sólidas e estáveis com as fontes desses recursos”, afirma.

A pesquisa

A pesquisa Empreendedores de Impacto foi desenhada por ambas organizações com o objetivo de traçar o perfil das startups e de 1.200 empreendedores, que correspondem a uma parcela de negócios analisados no programa de aceleração da Artemisia, no período entre 2011 e 2015. No levantamento, baseado na coleta de dados online com entrevistas individuais com 15% da base, é possível entender o estágio do desenvolvimento destes negócios; as principais demandas dos empreendedores relacionadas ao processo de aceleração; e a percepção que têm sobre o impacto social de suas startups. Com a iniciativa, a Din4mo busca contribuir para o entendimento e evolução dos negócios de impacto social no Brasil, segmento da economia que tem cativado número crescente de empreendedores dispostos a oferecer soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda.

Quando o tema é captação, 42% dos empreendedores acelerados receberam um aporte adicional nos últimos cinco anos, sendo que 18% do dinheiro veio do apoio de parentes e amigos; 7% de empresas privadas nacionais; 6% de aceleradoras/incubadoras; 6% de investidores-anjo; e 2% de fundos privados nacionais, empresas estrangeiras e bancos. Um dos destaques são os 4% de startups que obtiveram um investimento via crowdfunding – modalidade de financiamento coletivo que tem democratizado o acesso de investidores astartups. A modalidade é uma das especialidades da Din4mo, pioneira no Brasil na captação de investimentos para negócios com impacto social via equitycrowdfunding.

Os investimentos recebidos pelas startups de impacto foram direcionados para o desenvolvimento de produtos e serviços (25%), além do aperfeiçoamento do modelo de negócios (17%). Marketing e estratégia foram apontados por 11% como destino do investimento; 10% para expansão da capacidade de produção; 9% para ampliação e qualificação da equipe de profissionais; 5% para a melhoria da condição financeira do negócio; 5% para a expansão regional; e 3% para outras finalidades.

1Dinamo_Grafico

DIN4MO

Com valores baseados na simplicidade, ética, sensibilidade e cooperação, a Din4mo – Inovadores de Impactoatua como agente de mudança no ecossistema de negócios de impacto, com base na construção coletiva do setor. Com uma equipe especializada de inovadores de impacto, trabalha para servir empreendedores,startups e organizações sociais (CSR, fundações e institutos).

Conectados a tendências e com uma visão inovadora, os consultores da Din4mo trabalham para elevar as chances de sucesso de empreendedores de negócios com impacto, ajudando-os a moldar o futuro da empresa com ações concretas no presente. É resultado da parceria de Marco Gorini, Haroldo Torres e Marcel Fukayama, profissionais com larga experiência em empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. A Din4mo oferece aos empreendedores não apenas benefícios funcionais – aprendizado, realização, ampliação da visão, resiliência do negócio e eficiência – mas benefícios emocionais: protagonismo, acolhimento, propósito, ampliação da esperança e empatia. Emoções, estilo e percepção estão no DNA da marca.

A Din4mo atua em três eixos. No primeiro eixo – acesso ao conhecimento via consultoria “mão na massa” (metodologia interativa e vivenciada no campo com o empreendedor) –, a equipe apoia o empreendedor em desenvolver a estratégia, refinar o modelo de negócio, desenvolver o produto, inovação, marketing, funil de vendas (go to Market), finanças e governança. No eixo acesso a capital, o segundo, estrutura operações para acessar financiamentos via equity (ou via dívida), apoiando o empreendedor no planejamento da real necessidade do negócio; identifica os potenciais financiadores; e cria a estratégia e os materiais de abordagem, além de negociar com os financiadores interessados. No terceiro eixo – desenvolvimento do ecossistema – a Din4mo promove a inovação no terceiro setor por meio de estratégias voltadas à modernização do empreendedorismo social e o apoio ao fortalecimento e evolução do ecossistema de negócios com impacto. www.din4mo.com

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Giacometti de Godoy 
vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Fone: (11) 5182-1806 / Celular: (11) 9 9274-9651