Actis investe no Genesis Group, líder em testes, inspeções e certificações para o setor agro e de alimentos

Publicado em em Actis.

LogoActisPressGenesisSão Paulo, 18 de dezembro de 2014 – A Actis, fundo britânico de private equity que atua em mercados emergentes, associou-se ao Genesis Group, líder no Brasil no setor de testes, inspeções e certificações (TIC) para o segmento agro e de alimentos, com o objetivo de acelerar a expansão do Grupo no Brasil e na América Latina.

Criado em 2001 em Londrina (PR), por Henrique Victorelli e Rodrigo Alves, o Genesis Group nasceu com um DNA científico, a partir de um trabalho conjunto com universidades, associações de produtores e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Conta hoje com um amplo portfólio de serviços de conformidade para o setor agro, que atendem a toda a cadeia: agroscience, produção, indústria, logística e exportação, incluindo certificação de unidades de armazenamento; inspeções de produtos; testes comerciais; análises físicas; rastreabilidade; e supervisão de embarque nos portos.

A inovação sempre foi um dos pilares centrais da atuação do Genesis Group, a partir do desenvolvimento de ações de vanguarda em várias frentes. O Genesis certificou, por exemplo, o primeiro bovino do Brasil, que é o principal país exportador desta proteína no mundo. Com uma posição que se diferencia em um mercado seletivo e exigente, o Genesis Group possui 15 escritórios regionais no Brasil, sete laboratórios nas principais regiões produtoras de grãos e mais de 1.000 colaboradores qualificados para analisar, inspecionar e certificar todas as commodities agrícolas, tais como soja, milho e trigo, além de outras importantes cadeias produtivas como leite e carnes bovina, suína e de aves. Em 2014, o Genesis Group certificará produtos destinados a mais de 100 países.

“Com o tripé tecnologia da informação, capilaridade e acreditações nacionais e internacionais, o Genesis Group acompanha, em tempo real, processos e equipes que atuam no campo, disponíveis a menos de 50 km das áreas de produção em todo território nacional”, afirma Henrique Victorelli, fundador do Genesis Group e sócio-diretor do Grupo. “Até o final deste ano, mais de 40 milhões de toneladas passarão pelos serviços do Genesis Group. A atuação do nosso time de campo, aliada à utilização de ferramentas de tecnologia, permite aos nossos clientes um processo de tomada de decisão mais ágil e eficaz”, acrescenta Victorelli.

Segundo Patrick Ledoux, sócio da Actis América Latina, “o Genesis Group conta com uma plataforma de negócios bem estruturada, que tem crescido de forma consistente acima de 15% ao ano nos últimos cinco anos”. Além disso, destaca, “o agronegócio brasileiro representa 22% do PIB, tem forte vantagem competitiva e muito espaço para crescer no mercado internacional, o que torna o segmento bastante atraente”. As exportações brasileiras de produtos agrícolas e agropecuários correspondem hoje a 40% do total de exportações do país e o setor agrícola teve ganho de produtividade de 70% desde 1990.

Para Rodrigo Alves, também fundador, que permanecerá à frente do Genesis Group como CEO, “a associação com a Actis permitirá ao Grupo aprimorar os serviços aos clientes assim como crescer de forma orgânica e via incorporações, consolidando nossa posição como um player relevante no setor na América Latina. Além disto, a expansão ampliará as perspectivas de carreira para os nossos colaboradores”.

Na trajetória de expansão em associação com a Actis, além da posição já constituída no Paraguai, o Genesis Group ampliará os serviços para a Argentina e Uruguai, assim como fortalecerá seu modelo de atuação para os países considerados principais destinos, com atenção estratégica à China.

Sobre o Genesis Group

O Genesis Group, com sede em Londrina (PR), tem por missão atestar a conformidade dos produtos e processos em toda a cadeia do setor do agronegócio, por meio de soluções customizadas, contribuindo para gerar valor aos clientes e levar desenvolvimento às pessoas e regiões do país. Entre as áreas de atuação estão certificação de unidades de armazenamento; inspeções de produtos; inspeções na área de produção agrícola; inspeções no campo, no armazenamento e na indústria; testes e inspeções comerciais; análises físicas; rastreabilidade dos produtos e desenvolvimento de protocolos; e supervisão de embarque nos portos.

Com uma equipe capacitada e estrategicamente posicionada, o Genesis Group é qualificado para o desenvolvimento de protocolos próprios, auditorias e inspeções no setor de lácteos, carnes e produtos agrícolas, atendendo a toda a cadeia, do produtor rural até o consumidor final. Foi o primeiro certificador credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atuar no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e no controle e rastreamento do processo produtivo nas propriedades rurais.

O Laboratório Geneslab, do Genesis Group, é um dos mais conceituados do Brasil por contar com a maior rede de técnicos acreditados e estrategicamente posicionados geograficamente para realização de inspeções comerciais e classificações na origem, segundo padrões oficiais, em linha com as exigências do Sistema da Qualidade, conforme normas ABNT, INMETRO e protocolos internacionais.

Sobre a Actis

A Actis – The Positive Power of Capital, fundo inglês de private equity, investe exclusivamente em mercados emergentes e possui um portfólio crescente de investimentos na Ásia, África e América Latina, contando atualmente com US$ 6,5 bilhões em fundos sob sua gestão. Combinando a experiência de mais de 100 profissionais de investimento localizados em nove países, a Actis identifica oportunidades de investimento em três setores: private equity, energia e imobiliário. Além disso, opera de acordo com os mais altos padrões de ESG do setor e entre outros feitos, ajudou a ONU a definir o código para investimentos responsáveis. A Actis se orgulha de aumentar, de forma ativa e positiva, o valor das empresas nas quais investe e, assim, contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

____________________________________

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação
55 11 5182 1806
Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Betania Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br