Livraria Cultura adere ao movimento colaborativo A Corrente do Bem

Publicado em em A Corrente do Bem.

1Cultura

- Referência de qualidade no mercado nacional, a Livraria Cultura é o novo parceiro do movimento colaborativo “A Corrente do Bem”. Como parte da mobilização em torno do Dia Mundial da Boa Ação, em 24 de abril, a Cultura está incentivando os mais de dois mil funcionários da rede a empreenderem ações de gentileza. A adesão prevê, ainda, a disseminação da causa no Facebook da rede de livrarias.

- Inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – “A Corrente do Bem” é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluírem ações de gentileza no cotidiano. O Dia Mundial da Boa Ação é celebrado em mais de 60 países simultaneamente e integra as ações encabeçadas pelo movimento colaborativo.

São Paulo, 24 de abril de 2014 A Livraria Cultura aderiu ao movimento colaborativo A Corrente do Bem. Referência de qualidade no mercado nacional, a rede está mobilizando os mais de dois mil funcionários em torno do Dia Mundial da Boa Ação – iniciativa que é conduzida, simultaneamente, em 70 países. Com a adesão, os gestores da rede esperam inspirar os funcionários a empreenderem gestos de gentileza, hoje, 24 de abril. A proposta é que as ações sejam sugeridas pelos próprios profissionais da empresa. Movimento da sociedade civil criado em 2007 pelo australiano Blake Beattie, A Corrente do Bem chegou ao Brasil em 2011. No ano passado, as ações envolveram mais de 1 milhão de brasileiros em torno de gestos de gentileza. Com o apoio da Livraria Cultura – que também disseminará a causa nas redes sociais – a participação dos brasileiros deve superar a marca atingida em 2013.

Levar a gentileza da teoria à prática cotidiana. Muitas vezes parece que a gentileza está perdendo espaço na vida das pessoas que residem nas metrópoles. No entanto, para milhões de cidadãos de 66 países, a gentileza é o componente de um movimento colaborativo conhecido como A Corrente do Bem. Imbuídos do desafio de resgatar a gentileza cotidiana, os voluntários criaram o Dia Mundial da Boa Ação (Pay it Forward Day). Em 2014, no dia 24 de abril, atos deliberados de gentileza acontecerão nos quatro cantos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil integrará a ação global.

É dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade, despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. De acordo com coordenadores do movimento, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente ativo da gentileza.

Segundo Livia Hollerbach, co-fundadora de A Corrente do Bem no Brasil, a adesão da Livraria Cultura potencializará o alcance do movimento no país. “A Livraria Cultura tem um poder mobilizador incontestável, exatamente por ser uma empresa admirada por brasileiros de todas as idades e vertentes sociais. É sinônimo de qualidade e de investimento em algo que nos é essencial – a cultura. Impossível descrever a nossa alegria em contar com um parceiro como esse”, afirma Livia.

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 70 países. Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Em 2014, os organizadores esperam mobilizar 1 milhão de pessoas no Brasil – marca já atingida no primeiro ano de A Corrente do Bem no país.

LIVRARIA CULTURA

A Livraria Cultura foi fundada em 1947, por Eva Herz, que deixou Berlim por conta da perseguição nazista e, no Brasil, começou a alugar livros em sua própria casa. O serviço evoluiu para a venda, com um diferencial que permanece até hoje: o atendimento consultivo, com aconselhamento de leituras. Orientadas pelo conceito de diversidade e hub cultural, as lojas da Livraria dão vida à cultura por meio de seu extenso acervo e de seus teatros, auditórios, cafés e eventos, em sua maioria, gratuitos – em 2013, serão ao todo aproximadamente 3,5 mil eventos, incluindo inúmeras atividades infantis. Pioneira na venda de livros pela Internet no Brasil, possui um catálogo com aproximadamente 8 milhões de títulos em livros; 600 mil em música, filmes, games e revistas; 2 milhões de títulos de eBooks em inglês; e 18 mil eBooks em português. Presente em seis unidades da rede, o Teatro Eva Herz, com capacidade para até 200 pessoas, cada um, dedica-se a oferecer uma programação cultural de qualidade, com produções teatrais, debates e shows. Mensalmente, a Livraria Cultura publica a Revista da Cultura, distribuída gratuitamente em todas as suas 17 unidades, localizadas em São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Ribeirão Preto, além de 2 lojas Geek.Etc.Br – voltadas ao universo geek e nerd – em São Paulo e Recife. A organização conta com cerca de 2,2 mil colaboradores dedicados a oferecer uma experiência para além da venda de livros. Para mais informações, visite www.livrariacultura.com.br.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

A CORRENTE DO BEM

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br

Tel:  (11) 5182-1806 // Fax: (11) 5183-2233

 

LIVRARIA CULTURA

Camila Azenha camila.azenha@livrariacultura.com.br

Tel.: (11) 3170-4042 // Cel.: (11) 9.6852-7304