Imaginarium empreenderá ações em 163 lojas da rede no Dia Mundial da Boa Ação

Publicado em em A Corrente do Bem.

Pelo quarto ano consecutivo, a Imaginarium – referência no fun design no Brasil –  será parceira do 10003453_755076911183293_5126188967424032247_n movimento  colaborativo “A Corrente do Bem” no Brasil. Como parte da mobilização para o Dia Mundial da Boa Ação, em 24 de abril, a empresa empreenderá ações envolvendo funcionários, franqueados e clientes. Inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano. O Dia Mundial da Boa Ação é celebrado em mais de 60 países simultaneamente e integra as ações encabeçadas pelo movimento colaborativo A Corrente do Bem.

São Paulo, 22 de abril de 2014  As vitrines das lojas Imaginarium contarão com um detalhe diferente: um simpático display em formato de um coração, anunciando a parceria com A Corrente do Bem e que incentiva os clientes a empreenderem práticas de gentileza em 24 de abril, Dia Mundial da Boa Ação. A peça integra uma série de iniciativas para difundir a aliança com o movimento colaborativo e mobilizar parceiros de negócio, funcionários e clientes em torno do conceito de boas práticas. Líder em fun design no Brasil, a Imaginarium apoia a proposta pelo quarto ano consecutivo e amplia sua atuação na mobilização colaborativa.

Segundo Thiago Colares, gerente de Comunicação da Imaginarium, além dos displays, a empresa distribuirá cerca de 10 mil cartões sobre A Corrente do Bem – com textos explicativos sobre o Dia Mundial da Boa Ação e que incentivam a adesão de clientes; foram produzidos também cerca de 10 mil adesivos para as camisetas usadas pelos colaboradores, vendedores e clientes das lojas franqueadas; banners e posts nos canais virtuais; e-mail marketing sobre a ação para um mailing composto por mais de 300 mil clientes; além de ações internas destinadas aos 260 colaboradores.

“A proposta de A Corrente do Bem tem muito a ver com o DNA da Imaginarium. Está na nossa essência acreditar que a prática de gentilezas torna o mundo melhor e traz qualidade de vida para as pessoas. A partir dessa verdade, estamos empreendendo uma série de ações para fortalecer a nossa adesão e incentivar nossos clientes e parceiros a se engajar na causa”, afirma Colares.

Os franqueados das 165 lojas da rede de todo o Brasil receberão dicas de como inserir funcionários e clientes no Dia Mundial da Boa Ação. Entre as dicas, destaque para ações como deixar cafés pagos para os clientes e usar o cartão de boa ação como moeda de troca – o cliente recebe um café pago gentilmente pela loja e deixa pago outro café para um desconhecido, estabelecendo a corrente. Flores para as mulheres que comprarem na loja, preparar um lanche para a equipe de vendas e organizar uma carona solidária entre os funcionários são outras dicas.

A partir da primeira quinzena de abril, a Imaginarium já estava em busca de boas ações. Por meio do seu perfil no Instagram, a marca convida as pessoas a enviarem fotos e vídeos de boas ações cotidianas utilizando a hashtag #acorrentedobem. Para motivar, serão postados vídeos e fotos inspiracionais com dicas de como inserir, de forma simples, atos de gentileza como deixar um café pago para alguém; deixar potinhos com água e ração para cachorros; fazer pequenas surpresas para deixar alguém mais feliz; e trocar livros. A ideia é sugerir e inspirar. Nas redes sociais, a empresa empreenderá uma ação de divulgação e produzirá um vídeo especialmente para divulgar a adesão ao movimento A Corrente do Bem.

Uma outra ação será desenvolvida pela área de Recursos Humanos da Imaginarium, por meio de uma campanha envolvendo os funcionários, destinada a arrecadar livros infantis; posteriormente, as obras serão doadas a uma instituição que cuida de crianças.

Gentileza – da teoria à prática

Muitas vezes parece que a gentileza está perdendo espaço na vida das pessoas que moram nas metrópoles; 10003453_755076911183293_5126188967424032247_nparece que os atos de generosidade se tornaram um luxo extremamente raro. No entanto, para milhões de cidadãos de 65 países, a gentileza é componente importante de um movimento colaborativo conhecido como A Corrente do Bem. Imbuídos do desafio de resgatar a gentileza cotidiana, os voluntários criaram o Dia Mundial da Boa Ação (Pay it Forward Day). Em 2014, em 24 de abril, atos deliberados de gentileza acontecerão nos quatro cantos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil integrará a ação global.

É dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade,  despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. Segundo os coordenadores, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza.

“É claro que existem atos mais complexos como mobilizar os amigos a doar tempo em prol de uma instituição; ou arrecadar brinquedos e livros para entidades assistenciais. No entanto, o que importa mesmo é a disponibilidade de tornar a generosidade algo palpável, coletivo e cotidiano”, afirma Livia Hollerbach, uma das idealizadoras do movimento no Brasil.

IMAGINARIUM

A história de sucesso da Imaginarium teve início na década de 1980, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento – a qualidade de vida da família era prioridade. O casal começou a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, que eram vendidos na vizinhança. A demanda foi tão grande que a produção teve que se profissionalizar. Em pouco tempo os produtos já estavam sendo comercializados em grandes lojas de departamento. Sempre em busca de bem-estar e qualidade de vida, a família se mudou para Florianópolis em 1991, quando nasceu a marca Imaginarium. No início, os produtos tinham muita madeira, aconchego, itens de cozinha, tudo sugerindo experiências para serem compartilhadas em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência. Em apenas quatro anos já existiam quinze franquias da Imaginarium no Brasil. Atualmente são 165 lojas, além de centenas de pontos de venda no mercado multimarcas. A empresa cresceu e se consolidou como referência em design com inovação e diversão – fun design. Uma equipe de mais de 750 profissionais trabalha para que o consumidor entre nas lojas produtos que emocionam e levam diversão ao dia a dia. A equipe da Imaginarium ocupa três sedes instaladas em Florianópolis: Escritório de Criação, Escritório de Franquias e o Centro de Distribuição.

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 65 países. Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Em 2014, os organizadores esperam mobilizar 1 milhão de pessoas no Brasil – marca já atingida no primeiro ano de A Corrente do Bem no país.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 

A CORRENTE DO BEM

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br

Tel: (11) 5182-1806 // Fax: (11) 5183-2233

 

IMAGINARIUM

MktMix Assessoria de Comunicação www.mktmix.com.br

Carol Prado carol.prado@mktmix.com.br

Tel: (11) 3060-3640 – ramal 3696