Dia Mundial da Boa Ação, iniciativa de A Corrente do Bem, mobilizará brasileiros em torno de gestos de gentileza

Publicado em em A Corrente do Bem.

1Corrente+campanha3-300x300- Na próxima quinta-feira, 24 de abril, será celebrado o Dia Mundial da Boa Ação em 65 países, uma iniciativa coordenada pelo movimento colaborativo A Corrente do Bem. No Brasil, a edição 2014 conta com a adesão de empresas e entidades como Imaginarium, Livraria Cultura, Supermercado Dia, Cervejaria Colorado, Deli Fresh Food, Primavera Editorial, Gastromotiva, Shopper Experience, Conexão Cultural, Café na Rua, Almoço na Praça, jogadores do Corinthians (Julio César, Renato, Ralf, Elias, Gil, Romarinho) e o técnico Mano Menezes, entre outros.      

- Inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluírem ações de gentileza no cotidiano. O Dia Mundial da Boa Ação é celebrado em mais de 60 países simultaneamente e integra as ações encabeçadas pelo movimento colaborativo.

São Paulo, 17 de abril de 2014  Levar a gentileza da teoria à prática cotidiana. Muitas vezes parece que a gentileza está perdendo espaço na vida das pessoas que residem nas grandes cidades. No entanto, para milhões de cidadãos de 65 países, a gentileza é o componente de um movimento colaborativo conhecido como A Corrente do Bem. Imbuídos do desafio de resgatar a gentileza cotidiana, os voluntários criaram o Dia Mundial da Boa Ação – iniciativa que, em 2014, mobilizará milhões de brasileiros no dia 24 de abril. Livraria Cultura, Primavera Editorial, Imaginarium, Shopper Experience, rede O Dia, Gastromotiva, Café na Rua, Conexão Cultural, Creche Nosso Abrigo, Cervejaria Colorado, alunos da faculdade Anhembi Morumbi e jogadores do Corinthians são alguns dos parceiros que empreenderão ações de gentileza ao longo da quinta-feira.

A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil criado em 2007 pelo australiano Blake Beattie. No ano passado, as ações envolveram mais de 1 milhão de brasileiros em torno de gestos de gentileza; em 2014, atos deliberados de gentileza acontecerão nos quatro cantos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil integrará a ação global.

Segundo Livia Hollerbach, co-fundadora de A Corrente do Bem no Brasil, é dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. “Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade,  despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. De acordo com coordenadores do movimento, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente ativo da gentileza”, detalha Livia.

AÇÕES

BRASIL

Imaginarium

As vitrines das lojas Imaginarium contarão com um detalhe diferente no dia 24 de abril: um simpático display em formato de um coração estilizado, anunciando a parceria com A Corrente do Bem. A peça integra uma série de iniciativas para difundir a aliança com o movimento colaborativo e mobilizar parceiros de negócio, funcionários e clientes em torno do conceito de boas práticas. Líder em fun design no Brasil, a Imaginarium apoia a proposta pelo quarto ano consecutivo e amplia sua atuação na mobilização colaborativa. Além dos displays, a empresa distribuirá cartões sobre A Corrente do Bem – com textos explicativos sobre o Dia Mundial da Boa Ação e que incentivam a adesão de clientes –; foram produzidos também adesivos para as camisetas usadas pelos colaboradores, vendedores e clientes das lojas franqueadas; banners e posts nos canais virtuais; e-mail marketing sobre a ação para um mailing composto por mais de 600 mil clientes; além de ações internas destinadas aos 200 colaboradores.

Primavera Editorial

Parceira de A Corrente do Bem, a Primavera Editorial prepara uma ação dupla para celebrar o Dia Mundial da Boa Ação. Com a proposta de “dar liberdade aos livros” e torná-los acessíveis a maior número de pessoas, a equipe da editora doará 400 obras ao projeto Livro de Rua – iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Parques – do Parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba (SP). A outra ação será o lançamento do livro digital  Primavera de Gentilezas, com dicas de como inserir gentileza no cotidiano. A obra foi escrita a partir da colaboração dos autores da Primavera Editorial – Stella Kochen Susskind, Nuria Torrents, Claudia Frankel Grosman, Teresa Garbayo dos Santos, Bia Blaj Schaffer, Lidia Aratangy, Gilberto Abrão, Inês Sucar, Edna Bugni, Eliane Marracini e José Tolovi Jr. – integrantes do projeto Escritores do Bem. Com download gratuito, o livro digital pode ser baixado, a partir do dia 22 de abril, pelo link http://escritoresdobem.com.br

Supermercado O Dia

Ação de endomarketing para difundir a causa entre os funcionários nas regionais. Em Belo Horizonte, os gestores distribuirão bombons para os funcionários com poemas e frases alusivas ao Dia Mundial da Boa Ação. Os cartões de A Corrente do Bem, que explicam a mecânica das boas ações, serão distribuídos para todos os funcionários.

A rede de supermercados O Dia nasceu na Espanha, em 1979; hoje, está presente em mais cinco países – Argentina, Brasil, China, França e Portugal – estando entre as redes de distribuição que mais crescem no mundo. Desde 2001 no Brasil, O Dia conta com mais de 6.000 funcionários no país e com mais de 500 lojas só no Estado de São Paulo. Em novembro de 2011, a rede inaugurou lojas também no Estado do Rio Grande do Sul e desde 2013 está em Minas Gerais.

SÃO PAULO

Livraria Cultura

Referência de qualidade no mercado nacional, a rede mobilizará os mais de dois mil funcionários em torno do Dia Mundial da Boa Ação. A proposta é que as ações sejam sugeridas pelos próprios profissionais da empresa.  A Livraria também disseminará a causa nas redes sociais.

Alunos da faculdade Anhembi Morumbi

Liderado por Layla Vallias, um grupo de alunos da faculdade Anhembi Morumbi “invadirá” a Avenida Paulista para distribuir flores e cartões de A Corrente do Bem. A ação tem acontecido semanalmente e tem a proposta de incentivar os alunos e professores a dedicarem 30 minutos semanais para a prática de atos de gentileza.

Almoço na Praça, iniciativa da Conexão Cultural e Café Na Rua

Ação que acontece desde outubro de 2013, em plena Praça Jornalista Roberto Corte Real – no bairro da Vila Madalena –, o projeto Almoço na Praça contará com uma edição especial no Dia Mundial da Boa Ação. A proposta é incentivar pessoas a resgatar o hábito bairro-pedestre, ou seja, compartilhar o bairro. Toda primeira quarta-feira do mês com sol, entre 12h30 e 14h30, os moradores estão convidados a participar de um piquenique na praça que fica no cruzamento das ruas Original e Madalena. “Não é uma feira e também não há regras: algumas pessoas levam alimentos para trocar, outras para compartilhar e outras para vender”, conta Carolina Ferrés, fundadora do CaféNaRua.

Gastromotiva

A organização – que dissemina o potencial, o poder e a responsabilidade da gastronomia como agente de mudanças capaz de conectar pessoas e desenvolver ações e comunidades – empreenderá uma série de ações com alunos e parceiros para difundir a cultura da gentileza. Como parte das iniciativas envolvendo o Dia Mundial da Boa Ação, a Gastromotiva distribuirá cartões explicativos sobre a mobilização mundial e incentivará os alunos a compartilharem histórias de gentileza cotidiana. No dia 22 de abril, a gentileza será o tema que permeará a aula de cidadania. Primeira organização do Brasil a inspirar e a promover a transformação e inclusão social por meio da gastronomia, a Gastromotiva tem como principal ferramenta os cursos de capacitação profissional – que são oferecidos a jovens talentos de baixa renda, patrocinados por meio de uma rede do mercado gastronômico e de investidores sociais (empresas, fundações, institutos e indivíduos).

Shopper Experience e ABEAC

A equipe da Shopper Experience está se mobilizando para levantar fundos
para a Associação para o Bem-Estar do Animal “Amigos da Célia”. A empresa
doou kits de cosméticos no valor total de R$ 800 para serem rifados pela entidade. O dinheiro arrecadado será destinado à compra de ração. Há mais de uma década, a ABEAC – entidade sem fins lucrativos – cuida de 830 cães abandonados e auxilia na manutenção de 270 no abrigo 300 Anjos, sobretudo cachorros idosos e doentes.

Corinthians

Jogadores como Julio Cesar, Renato, Ralf, Elias, Gil, Romarinho e o técnico Mano Menezes, aderiram ao Dia Mundial da Boa Ação. Os jogadores do Corinthians e o técnico fotografaram com cartazes alusivos à adesão e compartilharão as fotos nas redes sociais. A ideia é usar a influência que têm para difundir a causa entre fãs e torcedores do timão.

 

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, o Dia Mundial da Boa Ação terá um significado especial para a comunidade do bairro Cruzeiro. As 85 crianças assistidas pela Creche Nosso Abrigo vão distribuir canetas da instituição e pirulitos de papel, confeccionados nas aulas de artes; neles estarão grafadas mensagens inspiradoras. Os beneficiados serão as pessoas que transitam na Avenida Afonso Pena, próxima à entidade. Essa será a forma da garotada agradecer à comunidade e inspirar as pessoas a passar adiante gestos de gentileza. Ao fim desse dia de gentilezas, 24 de abril, essas crianças vão receber um presente especial para levar para casa: deliciosos pães preparados pela Deli Fresh Food e produzidos a partir da doação de malte utilizado para produção das cervejas da Colorado feitas em Minas Gerais. Dessa forma, os três protagonistas dessa história real de gentileza estabelecerão A Corrente do Bem – movimento colaborativo que tem a proposta de mobilizar as pessoas em torno de gentilezas cotidianas.

 

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 65 países. Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Em 2014, os organizadores esperam mobilizar 1 milhão de pessoas no Brasil – marca já atingida no primeiro ano de A Corrente do Bem no país.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 A CORRENTE DO BEM

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br

Tel:  (11) 5182-1806 // Fax: (11) 5183-2233