Cervejaria Colorado, Deli e Creche Nosso Abrigo empreendem ações conjuntas no Dia Mundial da Boa Ação

Publicado em em A Corrente do Bem.

A 6M bebidas, única licenciada da Cervejaria Colorado, doará malte pós-produção para a Deli Fresh Food produzir pães destinados às 1Imagem_ACorrente-300x198crianças da Creche Nosso Abrigo. A iniciativa é parte da adesão ao Dia Mundial da Boa Ação, celebrado no dia 24 de abril em mais de 60 países simultaneamente e que integra as ações encabeçadas pelo movimento colaborativo A Corrente do Bem. Inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano.   

São Paulo, 16 de abril de 2014  Em Minas Gerais, o Dia Mundial da Boa Ação terá um significado especial para a comunidade do bairro Cruzeiro. As 85 crianças assistidas pela Creche Nosso Abrigo vão distribuir canetas da instituição e pirulitos de papel, confeccionados nas aulas de artes; neles estarão grafadas mensagens inspiradoras. Os beneficiados serão as pessoas que transitam na Avenida Afonso Pena, próxima à entidade. Essa será a forma da garotada agradecer à comunidade e inspirar as pessoas a passar adiante gestos de gentileza. Ao fim desse dia de gentilezas, 24 de abril, essas crianças vão receber um presente especial para levar para casa: deliciosos pães preparados pela Deli Fresh Food e produzidos a partir da doação de malte utilizado para produção das cervejas da Colorado feitas em Minas Gerais. Dessa forma, os três protagonistas dessa história real de gentileza estabelecerão A Corrente do Bem – movimento colaborativo que tem a proposta de mobilizar as pessoas em torno de gentilezas cotidianas. O movimento contará com ações em 65 países.

O Nosso Abrigo Lactário Cláudia Maria Rocha Brant é uma creche do bairro Cruzeiro, que atende 85 crianças de dois a cinco anos e seis meses na Educação Infantil em período integral, mantendo importante parceria com a Rede de Creches Conveniadas da Prefeitura de Belo Horizonte.

As crianças atendidas são em sua maioria residentes nos aglomerados da Serra e do Cruzeiro; são também de mães que trabalham como domésticas, no comércio e em serviços próximos à creche. Parceiros e voluntários participam do desenvolvimento da proposta pedagógica e doadores complementam os recursos utilizados na manutenção e despesas da instituição.

O objetivo da instituição é oferecer, gratuitamente, educação infantil prioritariamente para crianças cujas mães ou responsáveis legais trabalhem e pertençam a famílias de menor renda. A proposta é formar a criança com consciência social, solidária e democrática. A instituição também busca promover uma educação baseada nos valores de igualdade, liberdade, solidariedade e companheirismo; proporcionar o desenvolvimento da autonomia; desenvolver a capacidade de brincar das crianças e – por meio de brincadeiras – possibilitar a construção de conhecimento sobre si mesmas e sobre o mundo; e desenvolver a capacidade de aprendizagem da criança tendo em vista a aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes.

Gentileza – da teoria à prática

Muitas vezes parece que a gentileza está perdendo espaço na vida das pessoas que moram nas metrópoles; parece que os atos de generosidade se tornaram um luxo extremamente raro. No entanto, para milhões de cidadãos de 65 países, a gentileza é componente importante de um movimento colaborativo conhecido como A Corrente do Bem. Imbuídos do desafio de resgatar a gentileza cotidiana, os voluntários criaram o Dia Mundial da Boa Ação (Pay it Forward Day). Em 2014, em 24 de abril, atos deliberados de gentileza acontecerão nos quatro cantos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil integrará a ação global.

É dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade,  despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. Segundo os coordenadores, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza.

“É claro que existem atos mais complexos como mobilizar os amigos a doar tempo em prol de uma instituição; ou arrecadar brinquedos e livros para entidades assistenciais. No entanto, o que importa mesmo é a disponibilidade de tornar a generosidade algo palpável, coletivo e cotidiano”, afirma Livia Hollerbach, uma das idealizadoras do movimento no Brasil.

CERVEJARIA COLORADO MG

Com operação iniciada em 2014, a 6M Bebidas – unidade licenciada da Cervejaria Colorado em Minas Gerais – produz e comercializa o chope Colorado no Estado, além de distribuir garrafas da cerveja produzidas na matriz em Ribeirão Preto (SP). O projeto da cervejaria em Minas Gerais surgiu da vontade de três amigos de tratar a cerveja artesanal de uma forma diferente, mais descontraída e jovem, sem abrir mão de um produto de muita qualidade. A parceria com a Cervejaria Colorado concretizou essa visão – a Colorado é uma cervejaria de estilo 100% brasileira e é a microcervejaria com o maior número de prêmios de destaque no país. É, inclusive, a única a ganhar medalhas de ouro nas últimas etapas do mundial de cerveja; também foi a única a ganhar três medalhas de ouro no Festival de Blumenau.

A proposta da 6M Bebidas, única licenciada da Cervejaria Colorado no Brasil, é  promover o acesso à cerveja artesanal e criar produtos que tenham características próprias para o nosso clima e comportamento. A linha de cervejas que será lançada em 2015 será de fabricação própria, produzida com o mesmo cuidado e pelo mesmo mestre cervejeiro responsável pelas premiadas cervejas da Colorado.

Os sócios da Cervejaria Colorado MG são Eduardo Gomes, especialista em marketing e negócios, responsável pela área financeira e marketing da cervejaria; Flávio Jacarandá, advogado e amante do mundo cervejeiro, responsável por contratos e eventos; Marcelo Gomes, especialista em negócios internacionais, responsável pela área comercial; e Sandro Duarte, mestre cervejeiro da Colorado desde 2011, responsável pela produção e meio ambiente.

DELI FRESH FOOD

A Deli é resultado de muitos anos de pesquisa. A idealizadora, Juliana Muradas, buscava um negócio relacionado à gastronomia, após o nascimento dos gêmeos –  e depois de exercer, por 10 anos, a advocacia. Das viagens para fora do Brasil veio a ideia do fast food e do autosserviço; o cardápio é fruto das memorias de 12 anos de estudo de gastronomia com a crença de que o hábito de comer de forma saudável é a opção adequada. Sem radicalismo, mas com equilíbrio e com rotina.

A Deli tem um cardápio que muda a cada estação, acompanhando a sazonalidade dos produtos e o conceito de sustentabilidade. Uma outra questão importante – que complementa o conceito do empreendimento – é o design aliado tanto à arquitetura quanto aos produtos. O conceito, inclusive, o reconhecido nas publicações: Sebrae Design, Veja, Estado de Minas e outras mídias. A presença dos iconográficos remete à agilidade e facilita o entendimento dos produtos. Em abril, a Deli inicia turmas do Vamos cozinhar?, um programa de aulas mensais para uma culinária prática, rápida e saudável.

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 65 países. Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Em 2014, os organizadores esperam mobilizar 1 milhão de pessoas no Brasil – marca já atingida no primeiro ano de A Corrente do Bem no país.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

 
A CORRENTE DO BEM
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br
Camila Ramos camila.ramos@printeccomunicacao.com.br
Tel:  (11) 5182-1806 // Fax: (11) 5183-2233