Parceria entre A Corrente do Bem e Primavera Editorial resulta na doação de 475 livros para incentivar a leitura

Publicado em em A Corrente do Bem.

A iniciativa da Primavera Editorial, que prevê a doação de exemplares do livro “As duas faces da abóbora”, está associada ao movimento colaborativo A Corrente do Bem – ação da sociedade civil que está presente em 52 países. Céu Paraisópolis, Unidade Biblioteca do Estado de São Paulo, Campanha de Arrecadação de Livros do Pão de Açúcar e Drogaria São Paulo compõem a lista de beneficiados.

1Primavera_ACorrentedobem

São Paulo, 17 de fevereiro de 2014 – Parceira de A Corrente do Bem, a Primavera Editorial anuncia a primeira ação de responsabilidade sociocultural de 2014: a doação de 475 exemplares da obra As duas faces da abóbora, de Caco Porto, para as bibliotecas e acervos de livros do Céu Paraisópolis, Unidade Biblioteca do Estado de São Paulo, Campanha de Arrecadação de Livros do Pão de Açúcar e Drogaria São Paulo. A Primavera Editorial aderiu ao movimento colaborativo em 2011, quando a iniciativa chegou ao Brasil. Criado na Austrália em 2007 – alusivo ao livro Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde e, posteriormente, ao filme de mesmo título – A Corrente do Bem está presente em 52 países, sendo um movimento da sociedade civil que tem por proposta mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano. Na visão da Primavera Editorial, a gentileza pode acontecer por meio do acesso à leitura.

Associada à inovação e ao pioneirismo de formatos e conteúdos editoriais, a Primavera Editorial é uma empresa nacional comprometida com a produção de livros de qualidade e com o fomento ao acesso à leitura. No cerne da atuação, encontra-se o investimento em iniciativas que têm por missão encontrar caminhos para que o livro chegue ao maior número de leitores. “As ações de responsabilidade social permeiam o cotidiano da Primavera Editorial desde a fundação, há cinco anos. Estamos conectados com iniciativas que têm sinergia com os nossos valores. Somos doadores, por exemplo, do projeto Livro de Rua e de bibliotecas públicas e apoiamos o Literatura Alimenta, projeto da Livraria da Vila e da Cesta Nobre”, afirma Lourdes Magalhães, presidente da Primavera Editorial.

3fotos_ACorrente-1024x297

Acesso à leitura

O brasileiro lê, em média, quatro livros por ano – sendo que apenas 2,1 são lidos até o final. De acordo com pesquisa do Ibope Inteligência, divulgada pelo Instituto Pró-Livro, apenas metade da população brasileira é considerada leitora. Para mensurar a extensão do problema, dados revelam que 75% da população nunca frequentou uma biblioteca. Segundo Lourdes Magalhães, a escolha do título As duas faces da abóbora tem a intenção de conquistar novos leitores com uma narrativa vibrante e extremamente atual. Um livro que prende da primeira à última página. “Não queríamos apenas participar da iniciativa, mas efetivamente colaborar com a conquista e formação de novos leitores brasileiros por meio de um livro instigante; inspirador. Esse título foi escolhido após muitos debates da equipe da Primavera Editorial, pois acreditamos que ele cumprirá essa missão de conquistar leitores”, afirma a executiva.

A morte de um influente empresário norte-americano do setor petroquímico e de sua esposa é o ponto de partida do romance As Duas Faces da Abóbora, que prossegue com o conflito entre os filhos do casal – o capitalista Robert e a humanista Kate. Donos de personalidades antagônicas, ambos têm que decifrar o mistério que envolve o passado dos pais, no Rio de Janeiro, para por fim à disputa por uma herança avaliada em US$ 30 bilhões. Nova York, Rio de Janeiro e Maputo, em Moçambique, são cenários da obra de estreia de Caco Porto, publicada pela Primavera Editorial.

Extremamente contemporâneo, o livro associa os seres humanos a “partículas inteligentes” integradas na rede mundial de computadores, o que nos leva à reflexão sobre a falta de fronteiras do mundo atual e sobre as mudanças positivas que podem ocorrer nas próximas décadas pela presença da internet, conectando povos de diferentes culturas. De outro lado, a obra mostra que, apesar da revolução tecnológica, é imprescindível  a relação interpessoal, o conhecimento do outro e a necessidade humana de equilíbrio.

A CORRENTE DO BEM

Inspirado no Pay it Forward Day – criado na Austrália, em 2007, alusivo ao livro Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade  civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar positivamente a sociedade. Ou seja, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho e de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, 52 países mantêm grupos de voluntários responsáveis por disseminar o conceito. Anualmente, na última quinta-feira do mês de abril, há uma mobilização global, em larga escala, em torno do chamado Pay it Forward Day (algo como “dia mundial da boa ação”, em livre adaptação). Nessa data, milhares de pessoas confirmam a sua adesão, praticando um ato de gentileza, algo simples e desinteressado; passando adiante um único pedido: o beneficiado pelo ato deve passar adiante a gentileza; como uma verdadeira corrente.

 

PRIMAVERA EDITORIAL

Com a proposta de ser uma “butique de livros”, a Primavera Editorial estimula o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros tem sido uma das estratégias adotadas pela editora. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e romances policiais, as obras editadas são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães.www.primaveraeditorial.com

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Tel:  +55 11 5182 1806