Veículos comerciais ficam mais seguros e eficientes com ABS e inovações da WABCO

Publicado em em WABCO.

Estande da empresa na Fenatran 2013 exibirá um mini semirreboque inteligente com um conjunto modular de 40 funções e os avanços da empresa em sistemas de freio ABS produzidos no Brasil, que irão facilitar ao mercado o cumprimento da legislação que torna o ABS obrigatório em 100% dos veículos a partir de 2014

São Paulo, 29 de outubro de 2013 – A WABCO Holdings Inc. (NYSE: WBC), líder global em tecnologia e uma das principais fornecedoras da indústria de veículos comerciais, fará o lançamento para a América do Sul, durante a Fenatran 2013 – entre 28 de outubro e 1 de novembro, em São Paulo (SP) – do Programa Semirreboque Inteligente, conjunto modular de 40 funções baseadas em inovações e tecnologias que garantem maior eficiência, segurança e facilidade de operação aos semirreboques. Os visitantes poderão conferir as novas tecnologias em um mini semirreboque que estará em funcionamento.

ReynaldoContreiraPresidenteWABCOSouthAmerica1

“Pela primeira vez o mercado brasileiro poderá contar com um conjunto de soluções que ajudam a enfrentar os principais desafios do setor de transporte, como custos significativos de combustível, roubos de semirreboques e de carga, e o cumprimento de exigências legais”, afirma Reynaldo Contreira, presidente da WABCO South America.

 

Outros destaques do estande da WABCO na Fenatran são as recentes tecnologias de sistemas de freio antitravamento (ABS) e um pacote de tecnologias verdes que ajudam a poupar combustível, otimizam a recuperação de energia e reduzem peso. Se alguém duvidar, basta testar: em um expositor digital com tela interativa, o visitante poderá aproveitar as facilidades do Fuels Saving Calculator, programa que calcula a economia de combustível nos diferentes modelos de caminhões estradeiros pesados. É só colocar o modelo do caminhão e escolher os produtos WABCO que gostaria de ter no veículo para ver o cálculo e conhecer os benefícios que os produtos podem trazer. Um caminhão equipado com todas as tecnologias verdes da WABCO pode ter uma economia de combustível superior a 10%, o que também reduz significativamente as emissões e os custos operacionais ao longo da vida útil do veículo.

“Pela primeira vez o mercado brasileiro poderá contar com um conjunto de soluções que ajudam a enfrentar os principais desafios do setor de transporte, como custos significativos de combustível, roubos de semirreboques e de carga, e o cumprimento de exigências legais”, afirma Reynaldo Contreira, presidente da WABCO South America. Usadas separadamente ou em diferentes combinações, as funções do Programa Semirreboque Inteligente proporcionam conforto adicional ao motorista, economia de combustível e dos pneus e otimização das operações de carga e descarga, ao mesmo tempo em que diminuem os custos de manutenção e o número de paradas inesperadas para reparos.

Uma das funcionalidades, por exemplo, é o OptiLevel, nova geração de suspensão a ar que facilita e agiliza a entrega de produtos nas docas. Com até três níveis de memória, a suspensão eletronicamente controlada pode baixar a carreta para o nível da doca, facilitando o processo de carga e descarga no porto. Outra funcionalidade importante é o Lift Axle Control, que oferece vasta gama de válvulas para controlar a elevação dos eixos nos semirreboques. Sensores especiais medem a pressão nos pneus e enviam os dados para o ABS ou o EBS do semirreboque, que calculam a carga sobre o eixo e fazem o ajuste automaticamente – elevando do chão ou descendo. O Lift Axle Control reduz o desgaste dos pneus quando o semirreboque não está totalmente carregado e ajuda a economizar cerca de 0,5 a 1 litro de combustível a cada 100 quilômetros.

Sistemas de freio antitravamento (ABS)

Além do Programa Semirreboque Inteligente, a WABCO apresentará suas mais recentes tecnologias de sistemas de freio antitravamento (ABS) para caminhões, ônibus e semirreboques. “O que queremos destacar, no caso do ABS, é que a WABCO está preparada para colaborar com fabricantes de caminhões, ônibus e semirreboques nessa fase inicial de uso do ABS no Brasil em todos os veículos novos e, também, para fornecer kits de retrofit aos fabricantes e usuários de semirreboques. A linha de sistemas de freio antitravamento (ABS) da WABCO atende plenamente a legislação que torna esse tipo de freio obrigatório a partir de 2014 para 100% dos veículos produzidos no Brasil”, afirma Reynaldo Contreira.

Uma iniciativa importante que a WABCO irá destacar ao mercado é o novo marco no índice de nacionalização de ABS no Brasil, hoje já próximo de 50%. O empenho da WABCO em conquistar um índice de nacionalização crescente para a linha de sistemas de freio ABS produzidos no Brasil facilita ao mercado o cumprimento da legislação que obriga o uso do ABS em todos os veículos a partir de 2014. A maior escala de vendas certamente permitirá índices de nacionalização ainda maiores. A WABCO planeja dobrar a produção de ABS em 2014, inclusive com a abertura de duas novas linhas, apoiada em um plano de investimentos que, entre 2009 e 2013, somará recursos da ordem de US$ 40 milhões. São investimentos em remodelamento da unidade, novas máquinas, linhas de produção, centro de treinamento, estrutura de engenharia e investimento em pessoas.

A WABCO também investe no suporte aos fabricantes no que se refere à homologação do sistema ABS no veículo, uma vez que a empresa está preparada para fazer toda a instrumentação e testes – de desaceleração e de atrito, por exemplo – garantindo a certificação do veículo para o cumprimento da legislação.

Tecnologias verdes & outros lançamentos da Fenatran

Entre os lançamentos está um pacote de sistemas de economia de combustível para caminhões e ônibus, como a transmissão manual automatizada (OptiDrive™);  o compressor de ar com embreagem integrada (c-comp™); e a suspensão a ar controlada eletronicamente (ECAS).

Inédito no Brasil, o c-comp™ é um compressor com embreagem integrada cujo principal diferencial no mercado é o fato de ser acionado apenas quando necessário. Como não permanece ligado continuamente, é mais econômico que os produtos similares no que se refere ao consumo de combustível. O c-comp™ integra o conjunto de tecnologias verdes da WABCO.

Já o OptiDrive™ é um sistema de transmissão manual automatizada que melhora a economia de combustível em até 5% para caminhões e ônibus, por meio da mudança de marcha otimizada. O novo produto, lançado na América do Sul durante a Fenatran, também melhora a eficácia do motorista. É um sistema de automatização de transmissão altamente modular que pode ser incorporado a qualquer transmissão mecânica no mercado com custo e tempo de desenvolvimento mínimos. Trata-se de um sistema reconhecido e premiado no mercado global. O OptiDrive™ melhora a eficácia particularmente dos motoristas menos experientes, ao automatizar completamente e otimizar a operação de embreagem e a mudança de marcha  em transmissões manuais. Além disso, o sistema aumenta a segurança do veículo ao liberar os motoristas de constantes mudanças de marcha, permitindo que se concentrem nas condições de tráfego. Menos mudanças de marcha aumentam a economia de combustível e reduzem emissões, o que assegura uma pegada ambientalmente mais limpa.

Outra novidade é a C-APU, unidade de processamento de ar compacta com as mesmas funções de uma APU normal, porém oferecendo ganho significativo de espaço. Deverá chamar a atenção também dos visitantes o Smart Board, display disponível para o frotista que monitora o excesso de carga por eixo. Se houver sobrecarga, o led acende.

WABCO na Fenatran 2013

Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP, Brasil

Estande: F108

Quando: De 28 de outubro a 1 de novembro de 2013, das 13h às 21h

WABCO South America

A WABCO é líder de mercado na América do Sul em ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência. Estabelecida em 1980 com sede em Sumaré (SP), a WABCO South America é também um polo importante na rede de produção e vendas da WABCO global.  A empresa possui uma fábrica de classe mundial  e um centro de distribuição na região de Campinas (SP), nos quais emprega mais de 500 pessoas em produto e aplicações de engenharia, vendas, serviço de reposição, gestão da cadeia de suprimentos e manufatura.

Sobre a WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é líder global no fornecimento de tecnologias e sistemas de controle para a segurança e eficiência de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira na descoberta de novas tecnologias em eletrônica, mecânica e mecatrônica para frenagem, estabilidade e sistemas de automação de transmissão fornecidos para as principais montadoras de caminhões, ônibus e fabricantes de semirreboques do mundo. Com vendas de US$ 2,5 bilhões em 2012, a WABCO tem sede em Bruxelas, na Bélgica. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

 

___________________________________________________________________

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11  5182 1806  eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy: +55 11 5182 1806 vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br