WABCO lança OptiDrive, tecnologia de transmissão manual automatizada

Publicado em em WABCO.

Inovação economiza combustível, protege o ambiente  e melhora a eficácia do motorista

São Paulo, 28 de outubro de 2013 – A WABCO, líder global em tecnologia e fornecedora de primeira linha para a indústria de veículos comerciais, anunciou hoje o lançamento, na América do Sul, de seu sistema OptiDrive™, uma inovação em tecnologia de transmissão manual automatizada. A aceitação global desse sistema é contínua e avança entre grandes fabricantes de transmissões, caminhões e ônibus.

O comunicado foi feito na Fenatran 2013, maior feira da indústria de veículos comerciais na América do Sul, que acontece em São Paulo, entre 28 de outubro e 1 de novembro.

WABCO Modular AMT

Reconhecido e premiado no mercado global, o sistema OptiDrive da WABCO melhora o controle do veículo e aumenta a economia de combustível em até 5% através da mudança de marcha otimizada. O OptiDrive também melhora a eficácia do motorista, particularmente dos menos experientes, ao automatizar completamente e otimizar a operação de embreagem  e a mudança de marcha  em transmissões manuais. Além disso, o sistema aumenta a segurança do veículo ao liberar os motoristas de constantes mudanças de marcha, permitindo que se concentrem nas condições de tráfego. Menos mudanças de marcha aumentam a economia de combustível e reduzem emissões, o que assegura uma pegada ambientalmente mais limpa. O OptiDrive ainda reduz o desgaste dos componentes de transmissão, diminui custos de manutenção e reduz o tempo ocioso do veículo.

Ao melhorar a eficácia do motorista,  o OptiDrive aumenta sua qualificação. Beneficia, por exemplo, empresas de transporte do Brasil, país que enfrenta uma escassez de motoristas de caminhão qualificados depois da recente legislação que estabelece novos limites para a jornada de trabalho desses profissionais.

“O OptiDrive e as outras soluções de transmissão manual automatizada (AMT) da WABCO estão sendo cada vez mais adotadas por fabricantes globais de equipamentos originais na Ásia e na América do Norte, consolidando a liderança tecnológica da empresa”, diz Nikhil Varty, Presidente da WABCO nas Américas. “A WABCO diferencia-se mais como principal fabricante independente de soluções AMT na indústria global e está bem posicionada para aproveitar o esperado crescimento da participação de AMT no mercado, particularmente no Brasil.“

A WABCO foi responsável pelo primeiro sistema AMT da indústria de veículos comerciais, em 1986, e hoje mais de 2 milhões de sistemas AMT da WABCO já foram adotados no mundo por fabricantes de transmissão e veículos.

A  WABCO é líder de mercado na América do Sul em ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência. Estabelecida em 1980 com sede em Sumaré (SP), a WABCO South America é também um polo importante na rede de produção e vendas da WABCO global.  A empresa possui uma fábrica de classe mundial  e um centro de distribuição na região de Campinas (SP), nos quais emprega mais de 500 pessoas em produto e aplicações de engenharia, vendas, serviço de reposição,  gestão da cadeia de suprimentos e manufatura.

WABCO na Fenatran 2013

Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo – SP, Brasil

Estande: F108

Quando: De 28 de outubro a 1 de novembro de 2013, das 13h às 21h

Foto OptiDrive: O sistema OptiDriveTM da WABCO, um avanço importante na tecnologia de transmissão manual automatizada, já está disponível na América do Sul

Vídeo OptiDrive: http://www.youtube.com/watch?v=_jyKxo3r9R0

Sobre a WABCO

A WABCO (NYSE: WBC) é líder global no fornecimento de tecnologias e sistemas de controle para a segurança e eficiência de veículos comerciais. Fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira na descoberta de novas tecnologias em eletrônica, mecânica e mecatrônica para frenagem, estabilidade e sistemas de automação de transmissão fornecidos para as principais montadoras de caminhões, ônibus e fabricantes de semirreboques do mundo. Com vendas de US$ 2,5 bilhões em 2012, a WABCO tem sede em Bruxelas, na Bélgica. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação

Eleni Rocha: +55 11 99274 9761 | +55 11  5182 1806  eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Godoy: +55 11 5182 1806 vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Assessoria de imprensa global

Tobias Mueller, +49 69 7191 6834 tobias.mueller@klenkhoursch.de

Contato com investidores e analistas

Christian Fife, +1 732 369 7465  christian.fife@wabco-auto.com